
Após quatro anos turbulentos, as perspectivas para a África Subsariana estão a melhorar gradualmente, diz o “Perspetivas Económicas Regionais para a África Subsaariana” , 2024, do Fundo Monetário Internacional.
De acordo com o FMI, o crescimento aumentará de 3,4% em 2023 para 3,8% em 2024, com quase dois terços dos países a anteciparem um crescimento mais elevado.
Espera-se que a recuperação económica continue para além deste ano, com as projecções de crescimento a atingirem 4,0% em 2025.
O FMI diz que, além disso, a inflação caiu quase para metade, os rácios da dívida pública estabilizaram em geral e vários países emitiram recentemente euro-obrigações, encerrando um hiato de dois anos nos mercados internacionais.
Contudo, adverte o FMI, nem tudo é favorável e os riscos para as perspectivas permanecem inclinados no sentido descendente. Nesse sentido, a instituição aponta a persistência da escassez de financiamento, à medida que os governos da região continuam a debater-se com essa condição e os elevados custos dos empréstimos e os reembolsos iminentes da dívida.
No meio desses desafios, diz o FMI, os países da África Subsariana necessitarão de apoio adicional da comunidade internacional para desenvolverem um futuro mais inclusivo, sustentável e próspero.
O Fim da AGOA e o Risco para a Diversificação das Exportações Africanas
2 de Outubro, 2025Fim do AGOA Ameaça Competitividade das Exportações Africanas no Mercado dos EUA
30 de Setembro, 2025
Mais notícias
-
Militares chegam ao centro de Maputo para limpar vias vandalizadas
8 de Novembro, 2024 -
Águas de Maputo reduzem perdas em 11% e melhoram facturação
22 de Novembro, 2022
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
O Fim da AGOA e o Risco para a Diversificação das Exportações Africanas
2 de Outubro, 2025
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
O Fim da AGOA e o Risco para a Diversificação das Exportações Africanas
2 de Outubro, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023