Moçambique e a Agência Internacional de Energia (AIE) estão a trabalhar para a atracção de mais investimentos no sector para o País, indica a Agência de Informação de Moçambique (AIM), a partir de Roma, capital italiana.

Segundo a AIM, os trabalhos conjuntos visando atrair mais investimentos para o sector energético de Moçambique, foram anunciados pelo Director-Executivo da AIE, Fatih Birol, após um breve encontro mantido domingo (28) com a imprensa em Roma, capital italiana, minutos após o término de uma audiência que lhe foi concedida pelo Presidente moçambicano, Filipe Nyusi.

O chefe de Estado moçambicano encontra-se naquele país europeu para participar  na Cimeira Itália-África.

Birol disse que manteve uma conversa frutífera com o estadista moçambicano sobre o enorme potencial energético que o país dispõe.

Acrescentou que o encontro serviu para avaliar a transformação do sector de energia para tornar o país economicamente próspero, a partir da exploração de gás natural, energia hidroeléctrica, entre outras.

Fatih Birol, Director Executivo da Agência Internacional de Energia

Para o efeito, disse Birol, “estamos a trabalhar em conjunto numa estratégia que atrairá muitos investidores de todo o mundo”.

Durante o encontro ambos discutiram os próximos passos a dar para a materialização do desiderato do governo moçambicano.

Aproveitou a oportunidade para convidar o estadista moçambicano para participar na Cimeira “Clean Cooking” (Cozinha Limpa) a ter lugar a 14 de Maio, em Paris, França.

A Cimeira de Maio será co-presidida pela Presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, Primeiro-Ministro da Noruega, Jonas Gahr Støre e pelo director-executivo da AIE.

O evento também vai contar com a presença de vários líderes e investidores do mundo inteiro.

“Estou muito contente porque o senhor Presidente disse-me tenciona participar nesta reunião a 14 de Maio, em Paris, para a busca de uma solução definitiva para o problema.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.