
Agentes económicos estão a aderir à ‘avaliação da conformidade’ – INNOQ
Continua a aumentar o número de agentes económicos que estão a aderir ao procedimento de avaliação da conformidade, uma medida aplicável aos produtos de controlo obrigatório no acto da importação. A informação foi partilhada com o “Noticias” pelo Director- Geral do Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ), Geraldo Albazini, à margem do lançamento do projecto para a criação de uma entidade de credenciação de laboratórios no País. A obrigatoriedade deste procedimento entrou em vigor a 20 de Maio de 2024. No entanto, Geraldo Albazini reconhece que ainda há empresários que desconhecem a norma, razão pela qual continuam acções de divulgação deste mecanismo junto dos agentes económicos.
O processo de avaliação da conformidade deve ser realizado no Pais de origem, sendo da responsabilidade dos exportadores garantir que os produtos respondam às exigências legais moçambicanas.
“Estamos a registar uma boa adesão dos agentes económicos. Há muita colaboração e esperamos que mais empresas se juntem ao programa, pois só assim conseguiremos melhorar a qualidade dos produtos que chegam ao nosso mercado”, afirmou Albazini.

No entanto, o INNOQ não descarta a possibilidade de aplicar sanções aos importadores incumpridores dos procedimentos destinados a assegurar o controlo da qualidade dos produtos oferecidos aos consumidores nacionais. Neste contexto, a instituição reitera o seu apelo aos agentes económicos para que se submetam ao processo de controlo, cuja execução é efectuada pela INTERTEK, uma empresa internacional especializada em certificação.
Estão sujeitos ao programa de avaliação da conformidade todos os produtos constantes no Anexo II do Decreto nº 8/2022, de 14 de Março. A lista é actualizada periodicamente, com base na análise dos riscos que cada bem representa para a saúde e segurança públicas sou meio ambiente. O Governo de Moçambique pretende, com estas medidas, reforçar a qualidade dos produtos importados e assegurar que os consumidores tenham acesso a bens que cumprem com os padrões de segurança e saúde.
Governo Cria Novo Veículo, Mas Dívida Continua a Ser o Peso da LAM
4 de Setembro, 2025
Mais notícias
-
Adriano Maleiane na 77.ª Sessão Ordinária da Assembleia-Geral das Nações Unidas
23 de Setembro, 2022 -
Moçambique Quer Reduzir Desemprego Para 17% Até 2029
13 de Setembro, 2025 -
ALERTA! A corrupção no contexto da COVID-19.
31 de Julho, 2020
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
Índia Investe 18 Mil Milhões USD Para Se Tornar Potência Global Em Semicondutores
23 de Setembro, 2025
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023