Alemanha compromete-se com ajuda avaliada em €199 milhões no âmbito da cooperação bilateral com Moçambique

0
733

Os governos de Mocambique e da Alemanha estiveram reunidos entre os dias 08-09/11, em Maputo, com o objectivo de avaliar conjuntamente o nível de implementação das actividades acordadas nas últimas negociações e perspectivar a cooperação bilateral moçambicano-alemã para os próximos anos.

Os novos compromissos, tanto bilaterais como através de fundos especiais, rondam os 199 milhões de euros, representando um recorde de financiamento no âmbito da cooperação entre Moçambique e a Alemanha. O financiamento será aplicado em projectos e programas prioritários de cooperação bilateral, nomeadamente, nas áreas da educação profissional, descentralização e finanças públicas, desenvolvimento económico sustentável e energia renovável.

As partes reafirmaram o desejo mútuo de continuar a reforçar as relações bilaterais, baseadas na confiança mútua e em vantagens recíprocas, o que caracteriza esta parceria de longa data.

Na ocasião, o chefe da delegação alemã, Alois Schneider, do Ministério Federal da Cooperação Económico e do Desenvolvimento, fez referencia ao facto de a Alemanha ser “um parceiro empenhado, fiável e experiente, que apoia Moçambique na implementação dos seus objectivos de desenvolvimento, através de uma cooperação eficaz”.  A Alemanha que é um dos maiores doadores bilaterais de Moçambique, com uma longa história de cooperação, vai prestar atenção ao norte do País, como contributo nos esforços para devolver a paz e tranquilidade à região. “Estaremos também empenhados no diálogo com os parceiros moçambicanos sobre uma pareceria para o clima e o desenvolvimento.” Disse Alois Schneider.

Por sua vez, o chefe da delegação moçambicana Aristides Arthur Adriano, Director Adjunto da Direcção para Europa e Americas, no Ministério dos Negócios Estrageiros e Cooperação, disse que Governo de Moçambique reconhece a importância da parceria com a Alemanha no âmbito da cooperação para o desenvolvimento, que se tem destacado pela intervenção em áreas-chaves do Plano Quinquenal 2020-2024, o que concorre para o desenvolvimento sustentável de Moçambique.

Relativamente às novas áreas de intervenção acordadas, consta a área referente aos Deslocados Internos e Migração, em resposta ao pedido do Governo moçambicano de apoio adicional na região norte de Moçambique.

O foco do apoio inclui actividades que concorram para a melhoria do estado de saúde e nutrição da população, a reconstrução de infra-estruturas básicas, a prevenção de conflitos e de violência.

“Isto requere a implementação de medidas nas áreas de educação profissional, emprego e criação de rendimentos, em especial para os jovens, e a melhoria dos serviços municipais e da gestão do risco de desastre, com vista a forçar a resistência da população nesta região de forma duradoura”. Disse o diplomata moçambicano

Os Governos moçambicano e alemão iniciaram o diálogo sobre uma possível “parceria para o clima e o desenvolvimento”.

O principal objectivo desta futura área de parceria/cooperação é contribuir para a plena implementação dos acordos internacionais sobre o clima.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.