• ElectriFI vai ajudar a dinamizar o mercado das energias renováveis
  • Lançamento da “Janela de País” vai reforçar consolidação do sector em 2023
  • Estão disponíveis €15 milhões para o sector das energias renováveis”

A Conferência Empresarial – Renováveis em Moçambique, que decorreu nos dias 6 e 7 de Dezembro em Maputo foi a oportunidade ideal para o lançamento da “Janela de País” da ElectriFI para Moçambique.

A “Janela de País” da ElectriFI para Moçambique é um envelope financeiro de 15 milhões de euros concedido pela UE para investir em ‘start-ups’ no sector das energias renováveis no país, desenvolvida âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento e do programa PROMOVE Energia gerido pela Delegação da UE junto do Governo de Moçambique e visa potenciar o acesso à energia nas zonas rurais.

Conforme refere a Associação Lusófona das Energias Renováveis (ALER), a “Janela de País” é um instrumento de combinação inovador para apoiar as necessidades de capital de risco de empresas em estágio inicial que, por meio do suporte da instalação ElectriFI, podem potenciar ainda mais o seu histórico, fortalecer as suas operações e gerar impacto sustentável.

Com apenas pouco mais de 40% de habitações com acesso à electricidade, Moçambique continua a registar uma taxa de electrificação bastante reduzida. Uma das metas fixadas pelo Governo passa pela electrificação de todo o País até 2030 (com recurso a ligações dentro e fora da rede). A “Janela de País” é, assim, considerada como sendo um excelente instrumento para ajudar a alcançar a meta, contribuindo simultaneamente para atingir os objectivos de desenvolvimento sustentável.

A alocação de fundos específicos para Moçambique tem como finalidade permitir que o sector privado possa contribuir para o desenvolvimento das zonas rurais por via da electrificação. Esses fundos permitirão à ElectriFI financiar até dez projectos conducentes a acelerar o acesso a energias limpas, de uma forma inclusiva e sustentável. As regiões de Nampula e Zambézia são excelentes exemplos de áreas onde tal financiamento poderia ser investido.

O envelope atribuído a Moçambique prevê igualmente um montante de 500 mil euros dedicado à componente de Assistência Técnica, no sentido de apoiar actuais e potenciais clientes da ElectriFI.

A delegação da União Europeia em Moçambique refere-se a “Janela de País” para Moçambique, como resultado de parcerias estratégicas criadas numa abordagem “Team Europe”.

“Ao oferecer financiamento e assistência a empresas de energias renováveis, pretendemos contribuir para o aumento da taxa de electrificação do país, para criação de emprego e para aumentar os esforços com vista à mitigação das alterações climáticas. Por outro lado, queremos mobilizar outros investidores privados no sentido de investir um montante total superior a 25 milhões de euros nas empresas visadas”. Afirmou Corentin Billiet, Oficial Sénior de Investimentos da EDFI Management Company

Ao criar oportunidades de desenvolvimento a nível económico, social e ambiental ao longo de diversas cadeias de valor, o apoio financeiro disponibilizado a Moçambique contribuirá para os planos nacionais de implementação que visam alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e, em particular, para o programa ‘Energia para Todos’.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.