
BAD aprova cerca de 20 milhões de dólares para ambiente de negócios e agricultura inteligente em Moçambique
O Fundo Africano de Desenvolvimento, entidade do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), aprovou um financiamento de 20 milhões de dólares para melhorar o ambiente de negócios e impulsionar a agricultura inteligente em Moçambique, anunciou esta terça-feira, 19 de Setembro, a instituição.
“Este financiamento é a primeira de duas operações sucessivas de apoio ao orçamento geral para os anos fiscais de 2023 e 2024, cada uma no valor de cerca de 20 milhões de dólares” (quase 19 milhões de euros), indicou o Fundo, que gere os empréstimos concessionais do BAD, num comunicado.
O apoio ambiciona criar um “ambiente favorável ao sector privado” para a recuperação económica e o “crescimento verde”, bem como reforçar a “eficiência, responsabilização e transparência das despesas públicas”.
“Permitirá a Moçambique racionalizar o quadro regulamentar e os processos de facilitação do investimento que promovem o desenvolvimento do sector privado e atraem o investimento na agricultura inteligente do ponto de vista climático”, acrescenta o Fundo no documento.
Por outro lado, com este apoio, o BAD quer estimular o desenvolvimento do agronegócio e financiar os esforços de integração das iniciativas de género e de acção climática.
“O programa tem um forte enfoque no desenvolvimento do sector privado, com particular ênfase no aumento da participação deste sector em áreas fundamentais, particularmente na agro-indústria, e um forte potencial de criação de emprego, incluindo para mulheres e jovens, e espera-se, portanto, que tenha um impacto positivo no desenvolvimento “, disse Leila Mokaddem, Directora-Geral do Gabinete de Desenvolvimento Regional da África Austral e de Execução de Negócios do banco, citada no comunicado.
Dados oficiais indicam que a carteira activa do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento em Moçambique situa-se em 1,19 mil milhões de dólares, estando as áreas de energias, transportes e agriculturas entre as prioritárias.
Comentários
Rand estável antes dos dados sobre os preços no produtor
29 de Setembro, 2023Moçambique interessado na Experiência do Vietname na agricultura
12 de Setembro, 2023Multinacional Westfalia Fruit expande produção de abacate em Moçambique
10 de Setembro, 2023Preços mundiais dos alimentos caíram 2,1% em Agosto
10 de Setembro, 2023
Mais notícias
-
Perspectivas económicas são incertas
18 de Outubro, 2022 -
Moçambique apresenta argumentos na produção de energia limpa
10 de Outubro, 2022 -
Conjuntura de Mercados
24 de Fevereiro, 2023
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
Coca-Cola trouxe ´magia´ no menu do BBQ Festival
4 de Outubro, 2023
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
Coca-Cola trouxe ´magia´ no menu do BBQ Festival
4 de Outubro, 2023
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023 -
FACIM 2023 decorrerá de 28 de Agosto a 02 de Setembro
28 de Junho, 2023