O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) mostra-se disponível em financiar, na ordem dos 162 milhões de dólares norte-americanos, em termos concessionais e não reembolsáveis para a participação da Electricidade de Moçambique (EDM) no projecto hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa, em Tete.

A instituição financeira também compromete-se a disponibilizar outros US$300 milhões de garantias e capital para o sector público, em termos competitivos, para o investimento na central hidroeléctrica.

O interesse foi manifestado durante a participação do Gabinete de Implementação do Projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa (GMNK) no Fórum de Investimentos de África (AIF), realizado recentemente em Marrakesh, Marrocos, conforme avança o jornal “Notícias”, na sua educação desta quarta-feira, 15/11.

Dados partilhados por Carlos Yum, Director do GMNK, citados pelo “Noticias”, indicam que Mphanda Nkuwa foi um dos projectos de investimento seleccionados pelo Comité de Investimento do fórum, sob os auspícios do BAD

Os critérios incluem, entre outros aspectos, a  estrutura organizativa de implementação, de viabilidade técnica, económica e financeira,  impacto social e ambiental, bem como os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (SDG’s/ODS).

O projecto de investimento foi apresentado numa sessão designada de “Board Room de Investimento”, onde os empreendimentos selecionados têm a oportunidade de apresentar, em detalhe, a proposta de investimentos às instituições financeiras internacionais, agências de exportação de crédito e de seguro, sob o auspício do Fórum de Investimento organizado pelo Banco Africa no de Desenvolvimento.

Em Marrocos, o GMNK manteve, igualmente, encontros à margem do fórum com o Banco Islâmico de Desenvolvimento e a MIGA, do Grupo Banco Mundial.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.