
BAD propõe-se a financiar em US$ 162 milhões a participação da EDM no projecto MPhanda Nkuwa
O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) mostra-se disponível em financiar, na ordem dos 162 milhões de dólares norte-americanos, em termos concessionais e não reembolsáveis para a participação da Electricidade de Moçambique (EDM) no projecto hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa, em Tete.
A instituição financeira também compromete-se a disponibilizar outros US$300 milhões de garantias e capital para o sector público, em termos competitivos, para o investimento na central hidroeléctrica.
O interesse foi manifestado durante a participação do Gabinete de Implementação do Projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa (GMNK) no Fórum de Investimentos de África (AIF), realizado recentemente em Marrakesh, Marrocos, conforme avança o jornal “Notícias”, na sua educação desta quarta-feira, 15/11.
Os critérios incluem, entre outros aspectos, a estrutura organizativa de implementação, de viabilidade técnica, económica e financeira, impacto social e ambiental, bem como os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (SDG’s/ODS).
O projecto de investimento foi apresentado numa sessão designada de “Board Room de Investimento”, onde os empreendimentos selecionados têm a oportunidade de apresentar, em detalhe, a proposta de investimentos às instituições financeiras internacionais, agências de exportação de crédito e de seguro, sob o auspício do Fórum de Investimento organizado pelo Banco Africa no de Desenvolvimento.
Em Marrocos, o GMNK manteve, igualmente, encontros à margem do fórum com o Banco Islâmico de Desenvolvimento e a MIGA, do Grupo Banco Mundial.
Sector Privado Apresenta Nova Agenda de Reformas Durante a XX CASP
11 de Novembro, 2025Longas Filas de Camiões Congestionam Fronteira de Machipanda
11 de Novembro, 2025
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023














