
Banco de Moçambique indica Inspector Residente no Absa Bank
O Banco de Moçambique anunciou hoje a nomeação de Osvaldo Benedito Chiluvane como inspetor residente no Absa Bank Moçambique, SA, com o objectivo de reforçar a monitoria e supervisão desta instituição bancária. A decisão reflete um esforço contínuo para garantir a estabilidade e a transparência no sector financeiro do país.
Em comunicado, o Banco de Moçambique, refere que inspector residente desempenhará um papel central na supervisão das operações do banco. Entre as suas responsabilidades incluem-se, a monitoria o modelo de negócio e a estratégia do banco, a análise e acompanhamento dos desenvolvimentos no sistema de controlo interno e ainda participar em reuniões dos órgãos colegiais do banco, contribuindo para uma melhor coordenação e supervisão.
De acordo com o comunicado, a nomeação tem efeito imediato e integra o quadro de acções estratégicas do Banco de Moçambique para fortalecer a confiança no sistema bancário e financeiro.
Apesar da acção de supervisão intensificada, o Banco de Moçambique assegurou que o Absa Bank Moçambique continua a ser uma instituição sólida e estável. No comunicado reforça a confiança no banco, ao mesmo tempo que garante que a supervisão adicional é uma medida preventiva e não reactiva a quaisquer problemas de solvência ou liquidez.
A relevância de um inspector residente
A nomeação de um inspector residente reflecte a abordagem proactiva do Banco de Moçambique no fortalecimento do sistema financeiro. Este tipo de supervisão permite uma avaliação contínua e detalhada das operações internas, assegurando que as instituições financeiras cumprem os requisitos regulatórios e operam de forma transparente e responsável.
Outrossim, a presença de inspectores residentes em instituições bancárias tem sido amplamente adoptada em sistemas financeiros globais como uma medida para prevenir riscos sistémicos e promover práticas de gestão adequadas, garantindo a protecção dos clientes e investidores.
Inclusão Financeira em Moçambique Aumenta, Mas Desigualdades Persistem
14 de Outubro, 2025Eduardo Sengo: “A Banca Precisa Menos Margens e Mais Coragem”
7 de Outubro, 2025
Mais notícias
-
União Europeia reforça cooperação com Moçambique para o desenvolvimento sustentável
21 de Fevereiro, 2025
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
EXXONMOBIL CANCELA BRIEFING SOBRE PROJECTO DE 30 MIL MILHÕES USD EM MOÇAMBIQUE
30 de Outubro, 2025 -
METAIS RAROS: A MATÉRIA-PRIMA INVISÍVEL QUE MOVE A NOVA ECONOMIA MUNDIAL
30 de Outubro, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023














