- BVM vai lançar Obrigações Sustentáveis, Obrigações Municipais, Obrigações de Renda
A intenção é colmatar as lacunas existentes, e que estão sobejamente identificadas, no financiamento a estruturas autárquicas e o dinamismo da economia local, o que BVM a preparar condições para lançar novos instrumentos financeiros para potenciar as PME’s, no sector Privado Local, no caso vertente, de nível municipal.

PCA da BVM, Salim Cripton Valá
Salim Cripton Valá, PCA da BVM, revelou a intenção da instituição, no decurso do Fórum de Negócios da Matola, onde interveio no painel sobre Janelas e Oportunidade de Financiamento para as Empresas e Municípios.
“Estamos a referir-nos as Obrigações Sustentáveis, Obrigações Municipais, Obrigações de Renda, que poderão servir de oxigénio para os empresários e municípios financiarem projectos viáveis e de impacto económico viável”. Disse Salim Valá
Acrescentou que este tipo de instrumentos já estão a ser adoptados em países como África do Sul, Cabo Verde, Quénia, Tanzânia, entre outros.
“Matola é um parque industrial de eleição no nosso país, onde estão implementadas algumas principais indústrias de Moçambique e já acolhe muitos investidores, nacionais e estrangeiros”, disse Valá referindo-se a situação concreta do Município da Matola.
Para o líder da BVM, o desenvolvimento sustentável do território vai demandar mais investimentos em infra-estruturas urbanas e no incremento de actividades económicas de suporte, exigindo novos tipos e mecanismos de financiamento inovadores e alternativos.