
Destaques
- Visita de Marcelo Rebelo de Sousa assinala os 50 anos da independência de Moçambique;
- Parceria assenta no desenvolvimento económico sustentável e justiça social;
- Encontro entre os dois Chefes de Estado marca início de um novo capítulo estratégico.
A dívida pública dos países em desenvolvimento atingiu níveis históricos, com impactos severos sobre a sustentabilidade fiscal, os serviços públicos e as metas globais de desenvolvimento. Um novo relatório da UNCTAD revela que mais de três mil milhões de pessoas vivem em países que priorizam o pagamento de juros face aos investimentos em saúde e educação, num cenário que exige reformas estruturais urgentes a nível global.
Segundo dados da UNCTAD, a dívida pública mundial alcançou um valor recorde de 102 biliões de dólares em 2024. Os países em desenvolvimento representam quase um terço deste montante – 31 biliões de dólares – e enfrentam encargos de juros sem precedentes. Só em 2024, estes países pagaram 921 mil milhões de dólares em juros, um aumento de 10% face ao ano anterior, num contexto de fraca recuperação económica global e taxas de juro persistentemente elevadas.
O relatório A World of Debt denuncia a existência de desigualdades sistémicas no acesso ao financiamento internacional. Desde 2020, os países em desenvolvimento têm contraído empréstimos a taxas de juro entre duas a quatro vezes superiores às aplicadas aos Estados Unidos, colocando ainda mais pressão sobre os seus orçamentos nacionais. Em 2023, registou-se um fluxo líquido negativo: os países em desenvolvimento pagaram 25 mil milhões de dólares a mais do que receberam em novos desembolsos de dívida.
Dívida Vs. Bem-Estar: Os Números Que Preocupam o Mundo
Mais notícias
-
Custo de vida continua a subir
17 de Novembro, 2022 -
Dívida pública cresce 3% no terceiro trimestre
3 de Dezembro, 2020
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
Dólar Fraco Impulsiona Arranque Forte De 2026 Nos Mercados Emergentes
2 de Fevereiro, 2026
Mais Vistos
-
Dólar Fraco Impulsiona Arranque Forte De 2026 Nos Mercados Emergentes
2 de Fevereiro, 2026
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
Dólar Fraco Impulsiona Arranque Forte De 2026 Nos Mercados Emergentes
2 de Fevereiro, 2026
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023
















