Chineses preparam investimento de US$ 15 milhões em projecto areias pesadas de Pebane

0
1696

Os investidores chineses pretendem explorar areias pesadas em Pebane, distrito costeiro da província da Zambézia, anunciaram os próprios, esta semana, durante uma reunião comunitária para avaliação do impacto ambiental.

O investimento junto ao povoado de Nicadine, província da Zambézia, deverá rondar os 15 milhões de dólares.

O projecto, segundo a Rádio Moçambique, terá lugar numa concessão de 9000 hectares, em que a exploração está autorizada para uma área de 532 hectares, sendo o restante espaço reserva do para actividades agrícolas.

Estima-se que seja possível extrair um milhão de toneladas de climenite e 324 toneladas de zircão.

As areias pesadas são minerais usados em tintas, plásticos e cerâmica.

A China aparece como um dos principais destinos de exportação deste tipo de minérios em território moçambicano, sendo que as empresas deste país também são detentoras de várias concessões mineiras.

Recorde-se que em Abril, o Governo moçambicano autorizou a construção de um novo terminal portuário no Sul do país que vai escoar areias pesadas explora das pela China.

O empreendimento vai nascer a partir do ajuste directo à uma sociedade formada pela firma chinesa Desheng Port e os Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) para construir e explorar em regime de concessão, o terminal portuário a localizar no distrito de Chongoene, província de Gaza.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.