
Análise retrospectiva semanal – 05 a 09 de Junho de 2023
- Mercado Cambial
O metical apresentou-se estável no período em análise, face ao dólar norte-americano, mantendo a sua estabilidade face ao dólar ao nível de 63.88 meticais por um dólar.
Apesar de ter se mantido quase que inalterado face ao dólar norte-americano, o metical derrapou face as suas outras principais contrapartes. Olhando do início da sessão semanal anterior para o fecho da sessão semanal em análise, o metical depreciou face ao euro, em 0.32 pb, saindo de 68.47 para 68.79 meticais por um euro; depreciou face ao rand sul-africano em 0.16 pb, saindo de 3.26 para 3.42 meticais por uma unidade de rand, e depreciou face a libra esterlina em 1.42 pb, saindo de 78.87 para 80.29 meticais por uma libra.

Fonte: Banco de Moçambique
Legenda: O gráfico acima ilustra as variações dos câmbios médios (de valorimetria) das moedas mais transacionadas no mercado Moçambicano (USD, ZAR, EUR, GBP) face ao Metical, numa base diária de 29 de Maio a 02 de Junho de 2023.
Em relação as operações cambiais, USD/MZN, entre os bancos comerciais e o público, estas tornaram a registar uma variação média semanal positiva. Em outras palavras, em relação aos fluxos de compra e venda ocorridos referentes ao câmbio USD/MZN, na semana em análise, os bancos comerciais conseguiram suprir a procura dos sues clientes por dólares, no nosso mercado, deixando ainda um excedente, o que em volta suporta a estabilidade do metical face ao dólar, uma vez que não se registou escassez de dólares no nosso mercado para satisfazer a sua crescente procura.

Fonte: Banco de Moçambique
Legenda: O gráfico acima ilustra as variações dos volumes das operações cambiais entre os bancos comerciais e o público, em milhões de dólares norte-americanos, numa base diária de 29 de Maio a 09 de Junho de2023.
A tendência depreciativa do metical face ao euro, rand sul-africano e a libra esterlina é, em parte, justificada pela tendência apreciativa que estas moedas registaram, no período em análise, face ao dólar norte-americano, no mercado internacional, conforme podemos observar no gráfico abaixo, este que ilustra o índice do dólar dos EUA, este que é um indicador que mede as variações nas taxas de câmbio do dólar em relação a uma cesta de seis (6) moedas estrangeiras (EUR, JPY, GBP, CAD, SEK e CHF).

Fonte: Stooq
Legenda: O gráfico acima ilustra a evolução do Índice do Dólar, numa base diária de 29 de Maio a 09 de Junho de 2023.
Seguindo a tendência observada no gráfico acima, do dólar face as suas principais contrapartes no mercado internacional, o dólar derrapou, igualmente, face ao rand sul-africano no período em análise. O dólar desvalorizou face ao rand em cerca de 0.94 pb, saindo de 19.65 para 18.72 rands por um dólar.

Fonte: Stooq
Legenda: O gráfico acima ilustra a evolução do custo de aquisição de uma unidade de dólar em rands da África do Sul, numa base diária de 29 de Maio a 09 de Junho de 2023.
No entanto, a depreciação do dólar face a estas moedas justifica, em parte, a apreciação destas mesmas moedas face ao metical, uma vez que as taxas de câmbio (EUR/MZN; GBP/MZN; ZAR/MZN) derivam do cruzamento entre a taxa de câmbio do USD/MZN e do dólar face as restantes moedas no mercado internacional, neste caso, o EUR, GBP e ZAR.
O dólar norte-americano esteve em baixa no período em análise, essencialmente, pelo aumento das expectativas de manutenção das taxas de juro directoras na próxima reunião do Fed, banco central norte-americano, prevista a tomar lugar entre os dias 13 e 14 de Junho. O aumento das expectativas de manutenção por parte dos agentes do mercado, vêm em meio da tendência de desaceleração na subida de preços nos EUA que tem vindo a ser registada nos últimos meses. Para além disto, a parcial resolução do limite de endividamento do governo norte-americano face as suas despesas e obrigações financeiras, que de certa forma aliviou a tenção no mercado, reduzido, por enquanto, os riscos de danos a serem causados nos sistemas económico e financeiro nos EUA e no mundo.
Sendo que o estatuto de porto-seguro do dólar sobressai mais em tempos de maior incerteza, é natural que o dólar perca alguns dos seus ganhos quando a dimensão dos riscos e incertezas reduz.
O evento com maior peso neste momento, é a decisão sobre a direção que as taxas de juros directoras nos EUA deverão tomar, na próxima reunião do Fed. Uma decisão de manutenção ou redução das taxas de juros poderão manter o dólar, relativamente, enfraquecido, ao passo que um aumento poderá tornar a fortalecer o dólar. Mas, conforme se tem analisado, é expectável que o Fed delibere manter as taxas de juros aos níveis actuais de 5.25% para poder sustentar a actual queda de preços que se tem observado, sem agravar a taxa de desemprego, e sem por em risco o crescimento económico no país.
O rand sul-africano apreciou face ao dólar após ter atingido o seu nível mais baixo, desde a sua criação em 1961, no inicio do mês. A desvalorização do rand causada pelo constrangimento económico na África do Sul associada a falta de fornecimento confiável de electricidade no país conjugada com as pressões inflacionárias globais, foi recentemente exacerbada por conflitos geopolíticos em volta das alegações dos EUA de que a África do Sul esteve envolvida no fornecimento de equipamento bélico a Rússia, que resultou numa venda expressiva de rands a medida que os investidores viam a economia sul-africana como uma economia de elevado risco.
No entanto a ligeira recuperação do rand face ao dólar pode ser justificada, em parte, por conta do enfraquecimento do dólar no mercado internacional e por outra, pode ser justificada, tecnicamente, pelo facto do rand ter atingido uma baixa de quase seis décadas contra o dólar, em volta do seu aparente nível de resistência na fasquia dos 19.20 rands por um dólar.
- Commodities
Petróleo & Gás
O petróleo bruto de referência Brent, foi maioritariamente transacionado em alta, contudo, o petróleo bruto fechou a sessão semanal em baixa. Portanto, o petróleo bruto Brent depreciou em cerca de 3.40%, saído de USD 77.42 no inicio da sessão semanal anterior, para USD 74.79/barril no fecho da sessão semanal em análise. A economia global continua a atravessar por momentos de desafiadores incluindo altos níveis de inflação, altas taxas de juros nos EUA e na zona Euro, e altos níveis de endividamento em muitos países. A combinação destes factores, tem condicionado a apreciação dos preços do petróleo bruto. Perspectivas de desaceleração do crescimento económico global, reduzem as previsões de uma crescente demanda pelo petróleo bruto, o que em volta faz com os investidores desta commodity a transacionem em baixa.

Fonte: Stooq
Legenda: O gráfico acima ilustra a evolução dos preços do petróleo bruto (Brent) em dólares por um barril, e do Gás Natural em dólares por um milhão de unidades térmicas britânicas (do lado direito), de 29 de Maio a 09 de Junho de 2023.
À semelhança do petróleo bruto, o gás natural foi transacionado, maioritariamente, em alta, contudo, não conseguiu manter a sua tendência apreciativa até ao fecho da sessão semanal, fechando a semana abaixo do nível que tivera iniciado a sessão semanal anterior. O gás natural depreciou em cerca de 6.78%, saindo de USD 2.42/ MMBtu, para USD 2.25/ MMBtu. As perspectivas que o gás natural seja transacionado num corredor ascendente estreito, com o seu nível de suporte nos USD 2.00/MMBtu, prevalecem.
Mercado de Capitais
BVM – aos 09 de Junho de 2023

Fonte: Bolsa de Valores de Moçambique
Inflação Sobe 0,29% em Setembro e Acumulado do Ano Fica em 1,96%
13 de Outubro, 2025Oxford Economics Revê Crescimento De Moçambique Em Baixa Para 1,8%
9 de Outubro, 2025
Mais notícias
-
Alemanha apoia Moçambique com mais de 17 milhões
3 de Novembro, 2020 -
Nyusi reconhecido pelo Banco Mundial
27 de Julho, 2023
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
EXXONMOBIL CANCELA BRIEFING SOBRE PROJECTO DE 30 MIL MILHÕES USD EM MOÇAMBIQUE
30 de Outubro, 2025 -
METAIS RAROS: A MATÉRIA-PRIMA INVISÍVEL QUE MOVE A NOVA ECONOMIA MUNDIAL
30 de Outubro, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023














