
CTA quer retirada da licença de corretagem aos bancos para acabar com conflitos de interesse na intermediação para o acesso a Bolsa de Valores
- Desempenho empresarial abalado pelos desastres naturais, custos de combustíveis e taxa de juro
O Índice de Robustez Empresarial, da CTA, baixou um ponto percentual, para 28%, em parte, como resultado do impacto do sector do turismo, ou seja, a hotelaria e restauração que registou uma queda da procura.
Os custos dos combustíveis e a subida da taxa de juro continuam sendo os principais factores que, têm estado a afectar o desempenho empresarial, segundo a pesquisa periódica da CTA sobre o clima de negócios.
A CTA, destaca que a recente medida do Banco de Moçambique, de reduzir a comparticipação na factura de importação de combustível de 100% para 60% e a já anunciada subida dos respectivos preços colocam pressão sobre os custos das empresas.
Outro destaque desta mais recente leitura periódica sobre o clima de negócios no País, é a decisão do Governo de transformar a Bolsa de Valores de Moçambique, em sociedade anónima.
“É importante que estas reformas continuem a nível de mercado de capitais para permitir o seu desenvolvimento”, disse Vasco Manhiça, Vice-Presidente da CTA.
“A CTA sempre defendeu estas reformas e adicionamos que a Bolsa de Valores de Moçambique deve obrigar os bancos comerciais que pretendam continuar a trabalhar no mercados de capitais, a constituir-se subsidiárias para o efeito”, defende a CTA.
Ainda sobre o a transformação da BVM em SA, a CTA defende a retirada da licença de corretagem aos bancos para acabar com conflitos de interesse na intermediação para o acesso a Bolsa de Valores.
No evento de apresentação do Índice de Robustez Empresarial, realizado na Cidade de Chimoio, Província de Manica, para além do agronegócio, um actividade proeminente naquela região do País e importante para toda a economia moçambicana, foi objecto de reflexão o branqueamento de capitais, tendo em conta as acções em curso para tirar Moçambique da lista cinzenta do Grupo da Acção Financeira Internacional.
Tribunal Administrativo Aponta Irregularidades Nas Contas Do Estado De 2024
24 de Outubro, 2025Moçambique e Zâmbia Avançam com Fronteira de Paragem Única
24 de Outubro, 2025
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023














