CTA & UBA: Lançada nova linha de crédito US$ 50 milhões direccionada às MPME’s em Moçambique

0
744
  • O United Bank for Africa (UBA) e a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) anunciaram ontem 27 de Março o lançamento de uma linha de financiamento voltada para apoiar as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) do país.

A iniciativa visa fortalecer os sectores do agroprocessamento, automóvel, farmacêutico, transporte e logística, segmentos considerados cruciais para o desenvolvimento económico do país.

A linha de crédito, no valor total de 50 milhões de dólares americanos, destina-se a projectos com financiamentos a partir de 150 mil dólares americanos. Os financiamentos serão oferecidos com condições favoráveis, incluindo uma taxa de juros bonificada de prime rate menos 1 para aquisição de equipamentos com um período máximo de 4 anos.

De acordo com dados apresentados pelo Presidente da CTA, Agostinho Vuma, o sector financeiro moçambicano tem demonstrado um crescimento notável nos últimos anos, o nível de inclusão financeira na economia moçambicana, medido pela proporção do número de contas por população adulta, situava-se em 30,3 por cento em 2022, em comparação com 16,9 porcento em 2012. A proporção de contas em instituições de moeda electrónica aumentou de 17,5 por cento em 2012, para 68,5 por cento, em 2012

No entanto, apesar deste crescimento, o acesso ao financiamento é um dos principais desafios que as MPMEs enfrentam em Moçambique.

Presidente da CTA, Agostinho Vuma

“Apesar de representarem 98% da estrutura empresarial e contribuírem com cerca de 48% dos empregos em Moçambique, as PME’s têm dificuldade em obter crédito”, afirmou Vuma.

A distribuição de crédito por sector de atividade revela uma concentração em áreas como comércio e turismo com cerca de 16%, em detrimento de sectores fundamentais como a agricultura e a indústria com 2%.

Por outro lado, o representante do UBA, Rotimi Morohunfola, destacou o compromisso do banco com o desenvolvimento de Moçambique, evidenciado não apenas pela nova linha de financiamento, mas também por programas de responsabilidade social, incluindo o apoio financeiro e profissional a empreendedores.

Representante do UBA, Rotimi Morohunfola

“A presença do Banco UBA, também impulsiona as parcerias estratégicas, que geram diversos programas de alto impacto para sociedade, desde o apoio profissional e financeiro aos empreendedores e Micro, Pequenas e Médias Empresas, a outros projectos de responsabilidade social, através da Fundação Tony  Elumelu, que tem o Maior Programa de Empreendedorismo de África, com um apoio de mais de 100 milhões de Dólares americanos, focados em empoderar 10 mil empreendedores, para a criação de 1 milhão de postos de emprego e receitas de 10 billiões de dólares para África anualmente.” Disse Morohunfula.

 O UBA foi reconhecido internacionalmente, recebendo diversos prêmios que refletem seu compromisso e dedicação ao crescimento econômico do país.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.