A Electricidade Moçambique, E.P. (EDM), apresentou publicamente, na ultima segunda-feira, 18 de Dezembro, a Estratégia Digital 2023-2028, um conjunto de acções com a finalidade de, com base na tecnologia, integrar os vários sistemas existentes na Empresa, reformular processos e garantir a satisfação dos seus públicos, interno e externo.

Falando na ocasião, o Presidente do Conselho de Administração da EDM, Marcelino Gildo Alberto, referiu que em 2018 os processos de digitalização da EDM, eram bastante incipientes tendo a Empresa decidido colocar-se na vanguarda da revolução digital através do investimento nas infra-estruturas de dados e telecomunicações, assim como nos aplicativos operacionais e corporativos, visando tornar os processos de gestão mais transparentes, eficientes e inovadores.

Presidente do Conselho de Administração (PCA) da EDM, Eng. Marcelino Gildo Alberto

“A EDM, compreende a importância da transformação digital e a forma como esta pode ajudá-la a permanecer competitiva e a satisfazer as necessidades sempre crescentes dos Clientes, em tempo real. O objectivo é estabelecer processos e soluções tecnológicas, de forma mais holística, para que a EDM continue a funcionar como Empresa integrada e inteligente, em permanente transformação.”, disse o PCA.

Esta Estratégia Digital da EDM assenta em cinco pilares, nomeadamente, as infra-estruturas e operações convergentes; arquitectura empresarial; gestão de processos empresariais e integração de sistemas; análise de dados e conhecimento e cibersegurança. É com base nestes pressupostos que a Empresa vai continuar a garantir o progresso e sucesso que tem registado no âmbito da transformação digital.

Na sua intervenção, o responsável pela Direcção de Tecnologias de Informação, Giovanne Massinga, referiu que, efectivamente, a EDM iniciou, em 2018, um processo de profunda transformação Institucional visando garantir o acesso à energia a todos os moçambicanos, até 2030; posicionar o País como polo de energia eléctrica na região da África Austral; e tornar a EDM uma Empresa modelo na equidade de género, objectivos estratégicos que, na sua óptica, só podem ser alcançados se adoptasse uma profunda revolução digital.

Giovanne Massinga

“A EDM elaborou uma estratégia de dez anos (2018-2028), que considerava um pilar bastante importante e complexo que é a digitalização. Este pilar foi desdobrado numa estratégia digital por um período inicial de cinco anos, onde foi estabelecido um conjunto de iniciativas que pudessem conduzir e torná-la numa empresa de utilidade pública inteligente, digitalmente conectada (smart utilitiy), priorizando a digitalização para melhorar as suas operações, com base na excelência”, referenciou Giovanne Massinga.

A segunda fase da Estratégia Digital da EDM tem como maior desafio garantir a automatização dos seus sistemas internos, com enfoque na melhoria dos seus serviços em beneficio do cliente.

O evento de lançamento deste Instrumento contou com a presença do Vice-Ministro dos Transporte e Comunicações, Eng. Amilton Alissone, que participou na génese da elaboração da Estratégia da EDM (2018-2028), enquanto quadro da EDM.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.