
EDM projecta 320 mil novas ligações este ano
- Moçambique planeia aumentar exportação de electricidade à SADC
A exportação de energia de Moçambique para países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) poderá aumentar este ano, fortalecendo a posição de Moçambique como um importante provedor regional de electricidade.
Falando recentemente aos jornalistas, o PCA da Electricidade de Moçambique (EDM), Marcelino Gildo Alberto, revelou que a exportação de energia para a região actualmente representa 22% das receitas anuais da EDM.
“A região da África Austral está em crise. A África do Sul está sem energia elétrica, assim também o Zimbábue, a Zâmbia, e recentemente soubemos que a Tanzânia está a ter problemas. Então, vamos tirar vantagem (desta situação) para vender no mercado regional porque temos um excedente de energia,” disse Marcelino Gildo Alberto, citado pela AIM.
Em relação a expansão no fornecimento de electricidade em Moçambique, Gildo disse que a empresa tinha feito um total de 348.000 novas ligações em todo o país em 2022, com mais 320.000 planeados para 2023.
De uma base de cerca de 2.7 milhões de clientes no momento, a empresa tem o objectivo de alcançar seis milhões até 2030.
 
                			
                                        			













