
Embraer comemora adesão do Brasil ao acordo de aeronaves civis da OMC
O Brasil aderiu nesta sexta-feira, 17 de Novembro, ao acordo da Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre o comércio de aeronaves civis, o que foi comemorado pela fabricante de aviões Embraer, já que o pacto garantirá a importação de componentes sem tarifas dos países membros.
O Governo brasileiro, que havia solicitado a adesão ao pacto de aeronaves civis em 2022, disse que sua entrada havia sido aprovada pelos 33 países membros em uma reunião em Genebra.
A Embraer, sediada no Brasil, é o terceiro maior fabricante de aviões do mundo, atrás da Boeing e da Airbus, e líder global em segmentos como a aviação regional e executiva.
“Até o momento, o Brasil era o único produtor relevante de aeronaves e membro original da OMC a não participar do acordo, enquanto os principais concorrentes das aeronaves brasileiras estavam representados”, disse o governo brasileiro em comunicado.
Os signatários do acordo, que entrou em vigor em 1980, incluem a União Europeia, China, Canadá, Japão, Suíça, Noruega, Reino Unido e Estados Unidos.
O governo brasileiro observou que a adesão do país ao acordo traria impactos positivos em termos de previsibilidade dos preços dos insumos e enviaria um sinal positivo para a atracção de investimentos.
“A adesão do Brasil ao acordo é muito positiva e um marco relevante para o seu comércio internacional”, disse o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, num comunicado separado.
A empresa disse que a medida consolidaria os impostos de importação de aeronaves e peças de aeronaves em zero, “impedindo a imposição de quaisquer barreiras tarifárias entre os países signatários”.
METAIS RAROS: A MATÉRIA-PRIMA INVISÍVEL QUE MOVE A NOVA ECONOMIA MUNDIAL
30 de Outubro, 2025TRUMP REDUZ TARIFAS À CHINA EM TROCA DE ACORDO SOBRE FENTANIL E METAIS RAROS
30 de Outubro, 2025PETRÓLEO ABRANDOU MESMO APÓS REDUÇÃO DE TARIFAS ENTRE EUA E CHINA
30 de Outubro, 2025OURO AVANÇA COM RECUO DO DÓLAR E CORTE DE TAXAS DA FEDERAL RESERVE
30 de Outubro, 2025
Mais notícias
-
Inicia hoje o debate da Proposta do Orçamento do Estado para 2024
6 de Dezembro, 2023 -
Desenvolvimento está em crise
10 de Outubro, 2022
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
EXXONMOBIL CANCELA BRIEFING SOBRE PROJECTO DE 30 MIL MILHÕES USD EM MOÇAMBIQUE
30 de Outubro, 2025 -
METAIS RAROS: A MATÉRIA-PRIMA INVISÍVEL QUE MOVE A NOVA ECONOMIA MUNDIAL
30 de Outubro, 2025
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
EXXONMOBIL CANCELA BRIEFING SOBRE PROJECTO DE 30 MIL MILHÕES USD EM MOÇAMBIQUE
30 de Outubro, 2025 -
METAIS RAROS: A MATÉRIA-PRIMA INVISÍVEL QUE MOVE A NOVA ECONOMIA MUNDIAL
30 de Outubro, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023
















