• A fabricante brasileira de aviões Embraer revela que uma nova fábrica será construída perto de São Paulo para produzir táxis voadores eléctricos que espera levar aos céus a partir de 2026.

A aeronave, a ser feita por sua subsidiária Eve, se assemelhará a um pequeno helicóptero com espaço suficiente para até seis clientes.

Prevê-se que uma viagem custe US$ 50 – 100 dólares (£ 39- 78 libras) por pessoa.

A Eve diz que já tem encomendas para quase 3.000 táxis aéreos.

Espera montar um protótipo este ano. Os reguladores dos EUA divulgaram recentemente um cronograma para que os táxis aéreos voem para lá já em 2025.

A aeronave eléctrica de decolagem e pouso vertical não precisará de uma pista, mas pode viajar longas distâncias como um avião. Os motores eléctricos devem reduzir o ruído e a poluição em comparação com os aviões padrão.

Foi argumentado que a aeronave poderia ajudar a reduzir o congestionamento do tráfego em cidades lotadas, sem ser muito cara para os clientes. Eles também têm sido vistos como uma alternativa para o transporte de carga.

A fábrica será construída na cidade de Taubaté a cerca de 140 km de São Paulo, capital económica do Brasil.

Os veículos de passageiros semelhantes a drones serão inicialmente usados em frotas de táxis, informou a agência de notícias AFP.

Os primeiros voos terão um piloto, mas um lançamento posterior de veículos autopilotados também está nos planos da empresa.

Os veículos serão 100% eléctricos, permitindo voos livres de emissões.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.