Encontrada solução fundamental para a crise da Tongaat Hulett, Kagera Sugar nomeada compradora preferencial dos activos

0
1525
  • Kagera Sugar foi seleccionada como o parceiro de capital estratégico preferido (SEP) para adquirir todos os activos de açúcar da Tongaat

A transacção proposta incluirá a aquisição da totalidade da divisão açucareira da Tongaat Hulett Limited (THL) na África do Sul, bem como os investimentos no Zimbabwe, Moçambique e Botswana.

Kagera é uma açucareira situada em Kagera, na parte noroeste da Tanzânia. Faz parte de um grupo de empresas que são os maiores produtores de açúcar na Tanzânia e possui activos de açúcar na Tanzânia, na República Democrática do Congo (RDC) e no Oriente Médio.

“Iniciamos o processo com uma lista de mais de 70 partes interessadas, que foi reduzida para oito que se concentravam na aquisição dos activos combinados de açúcar de Tongaat. Após um processo rigoroso, identificamos Kagera como o candidato preferido.

“O grupo está financeiramente sólido, com um registo sólido. Sua exposição a activos de açúcar complementares na Tanzânia e na RDC oferece conhecimento técnico e operacional relevante para ajudar na recuperação dos activos de açúcar sul-africanos da THL.

“Além disso, as refinarias de açúcar em Omã e no Bahrein fornecerão acesso a tecnologias e conhecimentos de classe mundial para melhorar a eficiência”, dizem os BRPs.

“Continuar a operar os activos de açúcar da Tongaat como um grupo combinado de vários países garantirá a continuidade das operações em Moçambique, Zimbabwe e Botsuana.

“Também proporcionará às empresas sul-africanas acesso à capacidade técnica para melhorar e manter empregos no KwaZulu-Natal e proteger os meios de subsistência de várias partes interessadas em toda a cadeia de valor da THL, incluindo a de muitos pequenos produtores do grupo”, acrescentaram.

“A aquisição está alinhada com a estratégia geral do grupo de expandir suas operações em toda a África e sua visão de se tornar um produtor líder de açúcar no continente. Vamos estender os valores fundamentais que resultaram no sucesso das empresas do nosso grupo às novas operações da África Austral para beneficiar os funcionários, produtores e, em última análise, a economia da região.

“O grupo está comprometido em investir significativamente nas operações para modernizar as fábricas e expandi-las para aumentar a produção e a eficiência”, afirmou o Kagera MD Nassor Seif, reagindo ao anúncio.

A Tongaat Hulett T observou que continua a administrar seus activos de açúcar como um grupo multinacional combinado e que garantiria a continuidade das operações em Moçambique, Zimbabwe e Botswana.

Já a Kagera diz que “também proporcionará à empresa sul-africana acesso à capacidade técnica para melhorar e manter empregos no KwaZulu-Natal e proteger os meios de subsistência de várias partes interessadas em toda a cadeia de valor, incluindo a de muitos pequenos produtores do grupo”.

Para a Kagera, a aquisição está alinhada com a estratégia geral do grupo em toda a África, onde tem ambições de se tornar um dos principais produtores de açúcar do continente, disse Nassor Seif.

“Vamos estender os valores fundamentais que resultaram no sucesso das empresas do nosso grupo às novas operações da África Austral para beneficiar os funcionários, os produtores e, em última análise, a economia da região”, acrescentou.

“O grupo está empenhado em investir significativamente nas operações para modernizar as fábricas e expandi-las para aumentar a produção e a eficiência”, disse Seif.

Chris Logan, CIO da Opportune Investments e activista dos accionistas, disse que, embora a aquisição seja potencialmente um desenvolvimento positivo, dado que Karega é pouco conhecido, sua capacidade de se concentrar na recuperação do negócio ainda depende em grande parte de quanto recurso financeiro e conhecimento técnico Karega pode trazer para o partido.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.