
- A multinacional petrolífera italiana Eni pretende acelerar actividades de perfuração, completação e limpeza de quatro poços de hidrocarbonetos na Área 4 da Bacia do Rovuma, na província de Cabo Delgado.
Neste contexto, a companhia anunciou estar em vias de adquirir diversos materiais que servirão para apoiar as actividades de desenvolvimento de produção de gás da Eni Rovuma Basin B. V. em Moçambique.
A operadora da Área 4 avança ainda que o início da perfuração está previsto para terceiro trimestre do próximo ano, sendo possível que o arranque da completação e operação de teste dos poços ocorra no quarto trimestre de 2025.
Segundo a empresa, adicionalmente realizar-se-á a perfuração, completação e limpeza de mais dois poços adicionais na mesma Área 4 da Bacia Sedimentar do Rovuma, na província de Cabo Delgado.
De acordo com a fonte, o empreiteiro a ser contratado pela petrolífera italiana deve abrir uma filial local no país com gestão administrativa e operacional baseada em Maputo e uma base logística em Pemba, para apoiar as actividades de perfuração.
A Eni comunicou igualmente que como forma de apoiar os trabalhos está igualmente a contratar serviços integrados de agenciamento de carga, marítimo e despacho aduaneiro para a entrega de materiais e equipamentos em conformidade com a legislação internacional e moçambicana relevante para a indústria de petróleo e gás e de bio-combustíveis.
Agindo em nome e por conta da Mozambique Rovuma Venture, a Eni Rovuma Basin B.V, Sucursal de Moçambique Operador Delegado Upstream, está também a contratar serviços logísticos em Pemba de forma a apoiar as actividades logísticas das operações de upstream da Área 4.
O contracto consiste na prestação de serviços logísticos em regime de call-out incluindo, mas não se limitando ao fornecimento de equipamentos de elevação (gruas móveis, manipuladores telescópicos, empilhadeiras, entre outros), transporte terrestre, como camiões com reboques de 40 pés.
O mesmo deverá, igualmente, fornecer mão-de-obra e serviços de limpeza de tanques de navios, de inspecção e recertificação por terceiros e outros adicionais para apoiar continuamente as actividades operacionais da empresa, principalmente em Pemba, província de Cabo Delgado.
Tribunal Administrativo Aponta Irregularidades Nas Contas Do Estado De 2024
24 de Outubro, 2025Moçambique e Zâmbia Avançam com Fronteira de Paragem Única
24 de Outubro, 2025
Mais notícias
-
Moçambique em risco de calote da dívida: Efeitos da instabilidade Pós-Eleitoral
15 de Novembro, 2024
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
Tribunal Administrativo Aponta Irregularidades Nas Contas Do Estado De 2024
24 de Outubro, 2025
Mais Vistos
-
Tribunal Administrativo Aponta Irregularidades Nas Contas Do Estado De 2024
24 de Outubro, 2025
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023
















