Eni faz grande descoberta de gás na Indonésia

0
681
  • As estimativas preliminares indicam um volume total descoberto de 5 triliões de pés cúbicos (tcf) de gás, o equivalente a cerca de 140 mil milhões de metros cúbicos, com um teor estimado de condensado de até 400 milhões de barris.

A multinacional italiana do sector energético, Eni,  anunciou nesta segunda-feira, 02 de Outubro, uma grande descoberta de gás na Indonésia, abrindo as portas para um fortalecimento de sua posição no País asiático, onde está presente desde 2001 com um portfólio de activos de exploração e produção.

O grupo disse que a descoberta foi feita no poço de exploração Geng North-1, perfurado no North Ganal PSC, a cerca de 85 quilómetros (53 milhas) da costa de Kalimantan Oriental.

As estimativas preliminares indicam um volume total descoberto de 5 triliões de pés cúbicos (tcf) de gás, o equivalente a cerca de 140 mil milhões de metros cúbicos, com um teor estimado de condensado de até 400 milhões de barris.

A campanha de exploração em curso está em consonância com a estratégia da Eni de mudar a composição da sua carteira para o gás e o gás natural liquefeito (GNL), com o objectivo de atingir 60% em 2030, e de aumentar a sua carteira de participações em GNL.

A Indonésia e o Sudeste Asiático em geral desempenham um papel importante nesta estratégia, afirmou a Eni, acrescentando que a sua produção actual no País é de 80 000 barris de petróleo equivalente por dia.

O presidente da entidade reguladora do sector do petróleo e do gás da Indonésia, SKK Migas, afirmou num comunicado que o País esperava que a descoberta da Eni atraísse outras empresas petrolíferas internacionais e acrescentou que a entidade reguladora estava a coordenar com o grupo para que a descoberta pudesse ser imediatamente rentabilizada.

A descoberta abre a porta para a criação de um novo centro de produção a ser ligado às instalações de GNL de Bontang na costa de Kalimantan Oriental, adianta a Reuters, citando fonte da Eni.

Estima-se que, além de Geng North, mais de 5 tcf de gás no local estejam presentes em descobertas não desenvolvidas dentro da área de interesse, disse o grupo italiano.

A descoberta de Geng North é adjacente à área de Desenvolvimento em Águas Profundas da Indonésia (IDD), que inclui várias descobertas para as quais a Eni anunciou recentemente a aquisição dos interesses da Chevron.

Estão previstas sinergias significativas entre as duas áreas em termos de opções de desenvolvimento de gás, afirmou a Eni.

Para além disso, a conclusão prevista do acordo da Eni para adquirir a Neptune Energy permitirá um maior reforço da posição da Eni na área do Ganal Norte.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.