Eskom pondera comprar electricidade à Karpowership via Moçambique

0
1069
  •  Depois da central eléctrica flutuante instalada na costa de Nacala, a Karpowership planeia outra unidade na baia de Maputo

África do Sul está a intensificar a busca de energia nos países vizinhos para suprir o o o seu deficit que tem causado apagões sistemáticos e elevados custos a economia sul africana.

Com efeito, a Eskom Holdings SOC Ltd. está a considerar comprar electricidade a central de Karpowership localizada ao largo da costa moçambicana, depois de se recusar a assinar acordos para adquirir energia a instalações que a empresa turca planeava atracar ao largo da costa sul-africana.

A concessionária sul-africana está em negociações com Electricidade de Moçambique para comprar a produção de uma central eléctrica Karpowership de 415 megawatts, que será montada num navio estacionado na Baía de Maputo e queimará petróleo com baixo teor de enxofre.

“As discussões com a Eskom, como uma das potenciais compradoras, estão em curso e foi apresentada uma oferta para análise interna”, disse uma fonte da EDM, em resposta a perguntas da agência Bloomberg.

“Espera-se que o último comprador seja o mercado de exportação devido à exacerbação do déficit de energia que estamos testemunhando em alguns países da região, incluindo a África do Sul.” Acrescentou a fonte.

A Eskom que fornece quase toda a energia da África do Sul, está em dificuldades para atender à demanda e tem submetido a economia mais industrializada do continente a apagões rotativos de 10 horas ou mais por dia.

Segundo a Bloomberg, O governo sul africano pretende comprar 1.000 megawatts de electricidade aos países vizinhos. “A Eskom vai empreender um processo justo e transparente para adquirir” esse poder, disse em resposta a perguntas, sem abordar se quer explorar a produção da instalação de Karpowership. “Está a ser desenvolvida uma estratégia de compras”, disse, a fonte citada pela Bloomberg.

A unidade flutuante de produção de electricidade que se projecta para Maputo, soma-se a uma instalação relativamente mais pequena operada pela empresa turca ao largo de Nacala, Nampula, no norte de Moçambique, conta obter aprovação ambiental em Junho e começar a operar em Outubro, disse a fonte da EDM. Karpowership confirmou a meta de Outubro, segundo a Bloomberg.

Em 2021, a Karpowership ganhou um concurso para fornecer 1.220 megawatts de energia à África do Sul. Além das objecções ambientais, um processo judicial e a exigência da Eskom de uma indemnização contra quaisquer resultados adversos de alegações de corrupção paralisaram o negócio. Karpowership descreveu a exigência da Eskom como irregular e negou qualquer irregularidade.

 O Projecto da Karpowership em Moçambique

Em Março de 2018, após a conclusão do contrato da Zâmbia, a Karpowership assinou um contrato a Electricidade de Moçambique para implantar um Powership (central eléctrica flutuante) de 125 MW por um período de 10 anos, estando a fornecer 10% das necessidades totais de electricidade de Moçambique através do navio Karadeniz Powership Mehmet Bey de 125 MW.

A Karpowership é pioneira em projectos inovadores de energia há 25 anos, com investimentos nos mercados nacional e internacional. O grupo iniciou seus investimentos em energia em 1996, e hoje possui e opera 6.000 MW de capacidade instalada globalmente. A empresa é proprietária, operadora e construtora da única frota Powership™ (central flutuante) do mundo e desempenha um papel activo em investimentos de médio a longo prazo.

Actualmente, a Karpowership possui e opera 36 Powerships com uma capacidade instalada de 6.000 MW.

A Karpowership está operacional em quatro continentes em todo o mundo.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.