
Eskom pondera comprar electricidade à Karpowership via Moçambique
- Depois da central eléctrica flutuante instalada na costa de Nacala, a Karpowership planeia outra unidade na baia de Maputo
África do Sul está a intensificar a busca de energia nos países vizinhos para suprir o o o seu deficit que tem causado apagões sistemáticos e elevados custos a economia sul africana.
Com efeito, a Eskom Holdings SOC Ltd. está a considerar comprar electricidade a central de Karpowership localizada ao largo da costa moçambicana, depois de se recusar a assinar acordos para adquirir energia a instalações que a empresa turca planeava atracar ao largo da costa sul-africana.
A concessionária sul-africana está em negociações com Electricidade de Moçambique para comprar a produção de uma central eléctrica Karpowership de 415 megawatts, que será montada num navio estacionado na Baía de Maputo e queimará petróleo com baixo teor de enxofre.
“As discussões com a Eskom, como uma das potenciais compradoras, estão em curso e foi apresentada uma oferta para análise interna”, disse uma fonte da EDM, em resposta a perguntas da agência Bloomberg.
“Espera-se que o último comprador seja o mercado de exportação devido à exacerbação do déficit de energia que estamos testemunhando em alguns países da região, incluindo a África do Sul.” Acrescentou a fonte.
A Eskom que fornece quase toda a energia da África do Sul, está em dificuldades para atender à demanda e tem submetido a economia mais industrializada do continente a apagões rotativos de 10 horas ou mais por dia.
Segundo a Bloomberg, O governo sul africano pretende comprar 1.000 megawatts de electricidade aos países vizinhos. “A Eskom vai empreender um processo justo e transparente para adquirir” esse poder, disse em resposta a perguntas, sem abordar se quer explorar a produção da instalação de Karpowership. “Está a ser desenvolvida uma estratégia de compras”, disse, a fonte citada pela Bloomberg.
A unidade flutuante de produção de electricidade que se projecta para Maputo, soma-se a uma instalação relativamente mais pequena operada pela empresa turca ao largo de Nacala, Nampula, no norte de Moçambique, conta obter aprovação ambiental em Junho e começar a operar em Outubro, disse a fonte da EDM. Karpowership confirmou a meta de Outubro, segundo a Bloomberg.
Em 2021, a Karpowership ganhou um concurso para fornecer 1.220 megawatts de energia à África do Sul. Além das objecções ambientais, um processo judicial e a exigência da Eskom de uma indemnização contra quaisquer resultados adversos de alegações de corrupção paralisaram o negócio. Karpowership descreveu a exigência da Eskom como irregular e negou qualquer irregularidade.
O Projecto da Karpowership em Moçambique
Em Março de 2018, após a conclusão do contrato da Zâmbia, a Karpowership assinou um contrato a Electricidade de Moçambique para implantar um Powership (central eléctrica flutuante) de 125 MW por um período de 10 anos, estando a fornecer 10% das necessidades totais de electricidade de Moçambique através do navio Karadeniz Powership Mehmet Bey de 125 MW.
A Karpowership é pioneira em projectos inovadores de energia há 25 anos, com investimentos nos mercados nacional e internacional. O grupo iniciou seus investimentos em energia em 1996, e hoje possui e opera 6.000 MW de capacidade instalada globalmente. A empresa é proprietária, operadora e construtora da única frota Powership™ (central flutuante) do mundo e desempenha um papel activo em investimentos de médio a longo prazo.
Actualmente, a Karpowership possui e opera 36 Powerships com uma capacidade instalada de 6.000 MW.
A Karpowership está operacional em quatro continentes em todo o mundo.
TotalEnergies Prepara Retoma Do Mozambique LNG
9 de Setembro, 2025Em Palma, TotalEnergies Financia Infra-Estruturas Sociais
9 de Setembro, 2025Empresários de Palma Reivindicam Mais Benefícios do Projecto Mozambique LNG
8 de Setembro, 2025EDM Entre a Pressão da Transição Energética e o Desafio da Sustentabilidade
2 de Setembro, 2025
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
INCM Revela Avanços E Desafios Na Qualidade Dos Serviços De Telecomunicações
9 de Setembro, 2025 -
Stablecoins E Tokens Colocam Em Causa A Dominância Monetária Global
9 de Setembro, 2025
Mais Vistos
-
Stablecoins E Tokens Colocam Em Causa A Dominância Monetária Global
9 de Setembro, 2025
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
INCM Revela Avanços E Desafios Na Qualidade Dos Serviços De Telecomunicações
9 de Setembro, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023