
Estados Unidos entusiastas das reformas económicas empreendidas pelo Governo
A saída do encontro que manteve esta tarde com a direcção da CTA, o Embaixador do Estados Unidos da América em Moçambique, Peter Hendrick Vrooman disse que a sua administração está particularmente entusiasmada com as reformas anunciadas pelo Governo e faz, por isso, bom auguro da implementação das mesmas.

Peter Hendrick Vrooman, disse que está optimista que as reformas irão impulsionar o investimento, o crescimento e o emprego.
O embaixador disse que abordou com o sector privado, as oportunidades e os desafios do País e a disponibilidade dos Estados Unidos em apoiar o processo de implementação das reformas juntamente com outros parceiros de cooperação e desenvolvimento de Moçambique.

O Presidente da CTA, Agostinho Vuma, disse, por sua vez, que o encontro de trabalho com o embaixador dos EUA, passou em revista s relações institucionais existentes, e aos aspectos do diálogo público-privado. E foi este último particularmente que conduziu a análise do Pacote de Medidas de Aceleração Económica, PAE.
Para além disto, o AGOA (Africa Growth Oportunitiy Act), mereceu atenção em virtude do fraco desempenho ou impacto que esta medida está a ter no empresariado nacional, caracterizado pelo seu subaproveitamento, o que faz com que as partes, sector privado, Governo do EUA e Governo de Moçambique, continuem a envidar esforços para que o mecanismo tenha melhor aproveitamento do que tem tido até agora.
A CTA quer trazer o tema ao debate na próxima Conferência Anual do Sector Privado. A plataforma AGOA, depois da sua renovação em 2015, evoluiu 70%, saindo de 58.2 milhões de USD para cerca de 98.5 milhões de dólares o que é considerado um desempenho ainda fraco. A CTA quer ver incorporada no AGOA, temas como as energias renováveis, sector têxtil e o agroprocessamento.














