
Estratégia Nacional de Desenvolvimento (2025-2044) a caminho da aprovação final
- Também foi decidida a resolução que aprova o Cenário Fiscal de Médio Prazo 2025-2027.
O Governo apreciou e aprovou na 18ª sessão ordinária do Conselho de Ministros, que teve lugar terça-feira, 11/06, em Maputo, a proposta de Resolução, que aprova a Estratégia Nacional de Desenvolvimento (ENDE) 2025 – 2044, a submeter à Assembleia da República.
A ENDE é considerada como um instrumento de planificação e orçamentação que orientará o processo de desenvolvimento do País nos próximos 20 anos.
Ludovina Bernardo, porta-voz do Governo, resumiu o conteúdo do documento, e disse que o mesmo é sustentado por cinco pilares, nomeadamente, transformação estrutural da economia; transformação social e demográfica; infra-estrutura, organização e ordenamento territorial; governação, paz e segurança; e sustentabilidade ambiental, mudanças climáticas e economia circular.
Para o Governo, a ENDE é concebida como um instrumento macro, e com base nele serão elaboradas outras estratégias sectoriais, que trarão acções concretas a serem implementadas dentro dos próximos 20 anos.
“O orçamento referente a sua implementação virá das estratégias e políticas e também dos programas sectoriais que serão elaborados durante este período para a sua efectiva implementação; portanto, ele apresenta apenas o quadro macro de desenvolvimento, os pilares, os factores críticos de sucesso, com base naquilo que foi a avaliação feita da Estratégia anterior”, disse Ludovina.
Recorde-se que em Setembro de 2021 o Governo lançou o Processo de Revisão da Estratégia Nacional de Desenvolvimento (ENDE) 2015-2035, que apresentava uma abordagem holística de desenvolvimento, com ênfase na transformação estrutural da economia, expansão e diversificação da base produtiva.
- A Resolução que aprova o Cenário Fiscal de Médio Prazo 2025-2027
Na mesma sessão, o Conselho de Ministros aprovou, o Cenário Fiscal de Médio Prazo 2025 -2027, um instrumento orientador da política fiscal visando a materialização do programa quinquenal do Governo. Nesse contexto o Governo prevê a diversificação das fontes de financiamento, a consolidação e optimização da despesa pública, maior controle dos riscos macro fiscais e promoção do crescimento económico, visando a estabilização do nível de endividamento interno.
PRECE 2025–2029: 2,75 Mil Milhões USD Para Virar a Página da Recessão
1 de Outubro, 2025Suspensos 18 Mil Funcionários Irregulares da Folha Salarial do Estado
30 de Setembro, 2025
Mais notícias
-
Nova Norma Vai Reforçar a Descentralização das Competências nas Províncias
31 de Janeiro, 2025 -
Moçambique apresenta argumentos na produção de energia limpa
10 de Outubro, 2022
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
Há Sinais de Nova Contração no Sector Privado: PMI Cai para 49,4
3 de Outubro, 2025
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
Há Sinais de Nova Contração no Sector Privado: PMI Cai para 49,4
3 de Outubro, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023