ETAR do Infulene: reabilitação e ampliação da obra orçada em 851 milhões de Meticais vai beneficiar cerca 90 mil habitantes

0
2348

Passará de 15 a cerca de 90 mil, o número de benificiários com acesso ao serviço de tratamento de águas residuais canalizadas pela rede de esgotos de Maputo a partir da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Infulene. A benfeitoria resulta do projecto de reabilitação e ampliação desta infraestrutura que custou aos cofres do estado 851 milhões de Meticais e vai levar 18 meses.

A informaçao foi avançada recentemente por Carlos Mesquita, ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, durante uma visita de trabalho a esta região. Segundo Mesquita a infraestrutura tem sua importância na manutenção do respeito pela saúde pública e estão a ser consideradas todas as medidas em relação aos afectados.

“A importância desta estação tem a ver com a necessidade de se criar condições para que a saúde pública seja um dos factores a ter em consideração com maior respeito possível. Para a efectivação destas obras, foram afectados cerca de 203 agricultores, dos quais 98 receberam as devidas compensações pela perda de terra e hortícolas”, explicou Mesquita.

A propósito, do consumo de agua potável canalizada, Carlos Mesquita instou às populações desta região a contribuírem na redução das perdas, que, na sua maioria, resulta de esquemas de roubo, cuja incidência baixou de 51% para 46%.

“Perdemos metade da água que produzimos e isso é muito. Estas perdas resultam de roubos, sabotagens e falta de facturação, ou seja, do consumo clandestino. É preciso apelar à população que pratica esse tipo de actos para que não paute por este comportamento, pois compromete seriamente todo o processo produtivo, assim como o desenvolvimento da própria empresa, que precisa de ter retorno do investimento para continuar a garantir água de melhor qualidade e investir em outros projectos”, apelou.

Para além dos benefícios ao meio ambiente com o saneamento seguro, a Estação de Tratamento de Águas Residuais de Infulene tem a finalidade de tratamento de água para regadio na província de Maputo e esta vai atingir o pico em 2040 altura em que se prevê alcance da capacidade máxima de 128 mil habitantes.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.