
Expansão do Porto de Maputo: DP World e MPDC Lançam Obras do Novo Terminal de Contentores Orçado Em US$ 164 Milhões
- Capacidade de movimentação passará de 255.000 TEUs para 530.000 TEUs/ano;
- Obras incluem mais 400 metros de cais, expansão do pátio e aprofundamento do calado;
- Terminal poderá receber navios até 366 metros de comprimento (classe pós-Panamax);
A DP World e a Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC) lançaram, esta segunda-feira, 28 de Abril de 2025, a primeira pedra das obras de expansão do terminal de contentores de Maputo, dando início à Fase 1a de um plano de modernização que visa mais que duplicar a capacidade de movimentação portuária anual.
O Porto de Maputo deu esta semana um passo decisivo rumo à modernização das suas infra-estruturas logísticas, com o lançamento oficial da primeira fase de expansão do terminal de contentores. A iniciativa é liderada pela DP World, operador portuário de referência global, em parceria com o MPDC — entidade responsável pelo desenvolvimento e gestão do porto.
A Fase 1a do projecto contempla um pacote robusto de obras que inclui a expansão do pátio de armazenagem para 6,48 hectares, a construção de 400 metros adicionais de cais, e o aprofundamento do calado de -12 para -16 metros, o que permitirá ao terminal receber navios da classe pós-Panamax, com até 366 metros de comprimento total.
O investimento global desta etapa ascende a 164 milhões de dólares norte-americanos, com um horizonte de execução de aproximadamente dois anos. As obras estarão a cargo da Shafa Construções, E.A., Limitada.
Impacto Estratégico
A expansão irá duplicar a capacidade actual do terminal, passando de 255.000 para 530.000 TEUs (unidades equivalentes a vinte pés) por ano. Esta evolução enquadra-se nos esforços de posicionar o Porto de Maputo como um dos principais hubs logísticos da África Austral, melhorando a sua competitividade regional e capacidade de atracção de cargas internacionais.
O evento de lançamento contou com presença de entidades institucionais e representantes da comunicação social, que foram transportados em autocarros desde o Portão 9 do porto, junto à Clínica do MPDC, conforme previsto pela organização.
Emodraga precisa de 4,8 mil milhões de meticais para renovar frota
22 de Setembro, 2025EUA Confirmam Continuidade de Projeto de 500 Milhões de Dólares em Moçambique
19 de Setembro, 2025LAM Renova Contrato com Dane Kondic por Quatro Anos em Regime de Exclusividade
16 de Setembro, 2025
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023