FACIM 2023: Inovações representam esforço institucional, afirma Adriano Maleiane

0
722
  • Governo reitera determinação e compromisso em aprimorar medidas e acções conducentes a contínua melhoria do ambiente de negócios

As inovações introduzidas representam um esforço institucional visando proporcionar aos participantes pacotes mais atractivos e fomentar novas formas de conexões entre os homens de negócios. Disse o Primeiro-Ministro Adriano Maleiane, no encerramento da 58ª Edição da FACIM, que vinha decorrendo desde o passado dia 28 de Agosto e terminou no domingo, 03 de Setembro, em Ricatla, Distrito de Marracuene, Província de Maputo.

O Primeiro-Ministro, disse que era portador da convicção de que durante o evento os expositores nacionais e estrangeiros de diferentes áreas, em particular do sector privado, souberam capitalizar o momento para partilha de experiencias, estabelecimentos de parcerias, assinatura de acordos e memorandos de intercâmbio, negócios e de projectos de investimento, de entre outros. Para o o governante esse facto sublinha a importância da FACIM como um verdadeiro espaço privilegiado para fazer negócios, assim como para o estabelecimento de contactos e parcerias entre os expositores nacionais e internacionais, contribuindo, dessa forma, para a integração da economia de Moçambique na região e no Mundo.

Adriano Maleiane apelou, nesse sentido, ao expositores a redobrarem esforços na perspectiva de assegurar a efectiva materialização dos vários compromissos, entretanto assumidos durante a FACIM, de tal sorte que seja possível serem alcançados resultados tangíveis e de impacto, a curto e médio prazo, para a economia no seu todo.

O Primeiro-Ministro afirmou ter constatado, durante a visita que efectuou, o nível de organização dos expositores, assim como a melhoria da qualidade dos produtos e serviços exibidos, o que, tal como disse, responde aos padrões do mercado nacional e internacional, cada vez mais exigentes.

“Acreditamos que o aumento e melhoria da qualidade da produção local, comercialização e prestação de serviços, os vários intervenientes neste processo estão a contribuir para a criação de mais postos de emprego e renda para as famílias moçambicanas, bem como para a diminuição das importações e aumento das exportações.

Adriano Maleiane reafirmou, do lado do Governo, a determinação e o compromisso em aprimorar medidas e acções conducentes a contínua melhoria do ambiente de negócios de modo a que Moçambique se mantenha como um destino preferencial de investimentos, com maior envolvimento e participação activa do sector privado, “principal motor do desenvolvimento sócio-económico do nosso País”.

A 58ª edição da FACIM, contou com a presença de mais de 3 mil empresas nacionais, acima de 450 empresas estrangeiras e 25 países.

A Agência de Promoção de Investimento e Exportações, APIEX, organizadora da FACIM projectava no lançamento do evento que eram esperados mais de 50 mil visitantes.

De periodicidade anual, a FACIM é o mais importante fórum de negócios e investimentos do País, visa, portanto, atrair investidores e promover negócios e parcerias e outras formas de intercambio comercial e empresarial.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.