FACIM 2025: Forte Foco na Internacionalização Económica

0
263

Questões-Chave:

  • 60.ª edição da FACIM decorrerá entre 25 e 31 de Agosto, com o lema “Promovendo a Diversificação Económica rumo ao Desenvolvimento Sustentável e Competitivo de Moçambique”;
  • Estão confirmados 30 países, com 800 empresas estrangeiras e 2.350 nacionais;
  • Espera-se a visita de 70 mil pessoas, superando os 59.875 registados em 2024;
  • Edição deste ano marca o jubileu da FACIM e traz inovações como os pavilhões da Industrialização, Agricultura e Pescas, e Transformação Digital;
  • Exposição “Exporta Moçambique” ganha protagonismo na projecção internacional da economia.

Estão criadas todas as condições organizacionais para a realização da 60.ª Edição da FACIM — Feira Internacional de Maputo — que decorrerá de 25 a 31 de Agosto de 2025, no Centro Internacional de Feiras e Exposições de Ricatla, província de Maputo. A edição jubilar reforça a aposta do país na internacionalização da economia e na promoção do investimento.

O anúncio foi feito oficialmente pelo porta-voz do Governo, Inocêncio Impissa, à margem da 27.ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros. Segundo as autoridades, esta edição da FACIM contará com a participação de 30 países, 800 empresas estrangeiras e 2.350 empresas nacionais, que se irão distribuir por 13 pavilhões temáticos, numa área de exposição significativamente ampliada.

A FACIM 2025 decorrerá sob o lema “Promovendo a Diversificação Económica rumo ao Desenvolvimento Sustentável e Competitivo de Moçambique”, com a presença esperada de 70 mil visitantes, o que ultrapassa os 59.875 contabilizados no ano anterior. África do Sul é o país expositor de honra, e a província de Gaza terá destaque nacional.

Internacionalização em Foco

A 60.ª edição da FACIM assinala um salto qualitativo no posicionamento estratégico da feira como plataforma de projecto de exportações, atração de investimento directo estrangeiro e fortalecimento de cadeias de valor regionais e globais. Em destaque está o novo pavilhão “Exporta Moçambique”, que promoverá o potencial exportador nacional, facilitando a conexão entre produtores, investidores e mercados.

Outras inovações estruturantes incluem:

  • Pavilhão da Industrialização, com enfoque nas cadeias de valor industriais;
  • Pavilhão da Agricultura e Pescas, centrado na mecanização e sustentabilidade;
  • Pavilhão da Transformação Digital, que destacará soluções de conectividade e inovação tecnológica;
  • Zona Agropecuária e de Aquacultura, com destaque para novas abordagens de comercialização e tecnologia rural.

Desafios e Expectativas

Apesar do balanço preliminar indicar a confirmação de 23 países até à data, a organização espera atingir a meta dos 30 países expositores nos próximos dias. A procura por espaços de exposição superou a oferta, tendo já sido esgotada a totalidade de stands disponíveis — reflexo da crescente importância do evento no circuito regional de feiras comerciais.

A FACIM 2025 reforça ainda o seu compromisso com a digitalização, ao implementar um sistema exclusivo de venda de bilhetes online através do portal www.facim.gov.mz, procurando melhorar a fluidez e a organização do evento.

Ao celebrar 60 anos de existência, a FACIM 2025 consolida-se como um dos mais relevantes eventos económicos da África Austral, assumindo-se como uma plataforma de promoção de negócios, diplomacia económica e integração comercial. Numa altura em que Moçambique aposta fortemente na diversificação da economia e na captação de investimento produtivo, a FACIM surge como um palco estratégico para projectar o país no plano internacional e acelerar o ritmo das suas exportações e industrialização.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.