
Gás Natural de Moçambique contribuirá para segurança energética mundial
Referindo-se a importância do projecto Mozambique LNG, Stéphane Le Galles, disse que, o volume do investimento contribuirá para o desafio de fornecer segurança energética mundial.
Stéphane Le Galles, Vice-presidente da Total Energies e Director Geral da Mozambique LNG, disse durante 7ª Conferencia de Energia e Gás que decorreu em Maputo, entre 14 e 15 de setembro, 2022, que a procura global de GNL em 2021 é estimada em aproximadamente 380 mmtpa e que, devido ao papel fundamental do gás natural no pacote global de fornecimento de energia para apoiar a transição para a energia renovável, espera-se que a procura de GNL até 2030 atinja mais de 500 mmtpa.
A par dessa situação, acrescentou o Director Geral do Mozambique LNG, o conflito na Ucrânia criou um aumento vertiginoso nos preços do gás, especialmente na Europa, mas também na Ásia, em particular no Japão e na Índia, todos, parceiros do Projecto Mozambique LNG.
Stéphane Le Galles, destacou os argumentos de competitividade do projecto tais como a escala e potencial de expansão, custos competitivos, localização estratégica e baixa intensidade de carbono.
“Estamos certos de que o caminho que estamos a seguir, alinhado com a política governamental, contribuirá para o desenvolvimento de uma indústria moçambicana de gás mais segura, inclusiva e sustentável que, por sua vez, fará do Projecto Mozambique LNG uma nova fonte de segurança energética a nível mundial”. Frisou