Grindrod adquire participação total no Terminal de Carvão da Matola por US$ 77 milhões

0
1055

A Grindrod Mauritius, subsidiária integral da Grindrod Limited, anunciou a aquisição dos 35% restantes do capital social do Terminal de Carvão da Matola Limitada (TCM), localizado no Porto de Maputo, em Moçambique. O valor do negócio é de 77 milhões de dólares (cerca de 1,4 mil milhões de rands), e a transação deverá ser concluída dentro dos próximos 12 meses, sujeita a algumas condições regulamentares.

Actualmente, a Grindrod já detém 65% de participação no TCM, sendo esta uma operação em conjunto com a DP World, através da qual gere o terminal. O TCM é um activo estratégico para o grupo, dada a sua capacidade anual de exportação de mais de 7 milhões de toneladas, principalmente de magnetite e carvão. O terminal opera sob uma subconcessão da Concessionária de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC) e pode receber carga por ferrovia e estrada.

A Grindrod considera que esta aquisição fortalecerá as suas operações no corredor de Maputo, proporcionando soluções logísticas integradas mais eficientes e económicas. O acordo também inclui uma nova parceria de throughput de até nove anos com a Vitol Coal South Africa, substituindo o acordo anterior, com uma capacidade inicial de 2,25 milhões de toneladas por ano.

Entre as condições para a finalização do negócio estão a aprovação das autoridades de concorrência, resoluções certificadas em Moçambique, e uma resolução fiscal confirmando a isenção de imposto sobre ganhos de capital.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.