
Irlanda reitera ajuda ao desenvolvimento de Moçambique
O Governo da Irlanda reafirmou ontem, 19/07, em Maputo, o seu compromisso de consolidar as relações de cooperação com Moçambique e fortalecer as oportunidades para incrementar as ligações económicas, comerciais e de investimento.
Através do seu Vice Primeiro Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Defesa da Irlanda, Micheál Martin, de visita a Moçambique, no final da audiência concedida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, destacou que o seu País apoia alguns programas de desenvolvimento em Moçambique, com enfoque nas áreas da Educação, Água e Saneamento, Agricultura, Sistemas Alimentares e Mudanças Climáticas.
A título de exemplo, aquele país europeu desembolsou cerca de 27 milhões de euros (perto de dois mil milhões de meticais) para as províncias de Inhambane e Niassa, onde trabalha com as autoridades locais.
O governante afirmou que a Irlanda vai continuar a investir, sobretudo nos sectores da Educação e Saúde, estando actualmente a estudar com o Governo os mecanismos e formas para que o financiamento atinja também os órgãos de governação local e provincial.
“A Irlanda tem uma boa experiência no sector da Educação em que investe há bastante tempo. Portanto, exploramos oportunidades para uma parceria entre os dois países, sobretudo para apoiar a área de formação vocacional”, disse.
Referiu que a Irlanda está a financiar, do mesmo modo, áreas como Eco-Turismo e Aquacultura.
Entretanto, durante a audiência foram também debatidas as mudanças climáticas, que são áreas fundamentais do programa de financiamento.
Neste aspecto, o Chefe do Estado moçambicano partilhou a sua inquietação em relação a Quelimane, uma das cidades afectadas por eventos climatérico extremos.
“Discutimos também a situação na Ucrânia e ambos expressamos as nossas opiniões. Para Irlanda, é uma clara violação da Carta das Nações Unidas. Portanto, apelamos ao diálogo”, apontou.
De igual modo, a Irlanda comprometeu se a apoiar o processo de paz em Moçambique, através do Secretariado da Paz, financiado por vários parceiros.
Daniel Chapo Convida Empresários Argelinos a Apostar em Moçambique
8 de Setembro, 2025Sector Privado Pressiona por Alívio da Carga Tributária em Moçambique
5 de Setembro, 2025Chapo Leva Estratégias de Cooperação Económica e Comercial à Argélia
4 de Setembro, 2025
Mais notícias
-
Comerciantes garantem estabilidade no abastecimento durante a quadra festiva
10 de Outubro, 2022 -
Novo ciclo, os mesmos problemas e as mesmas promessas
16 de Janeiro, 2020

Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
INCM Revela Avanços E Desafios Na Qualidade Dos Serviços De Telecomunicações
9 de Setembro, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023