
ISUTC e BVM Reforçam Parceria com Nova Edição do Programa Avançado em Finanças Aplicadas
Questões-Chave:
- Programa pioneiro reforça a qualificação técnica de executivos moçambicanos;
- Nova edição introduz componente regulamentar e actualizações ligadas à realidade do sistema financeiro nacional;
- Parceria entre ISUTC Executive Education e Bolsa de Valores de Moçambique foca-se na promoção da literacia financeira e inovação nas empresas;
- Mais de 25 profissionais foram capacitados na primeira edição, com impacto directo nas suas práticas organizacionais.
O ISUTC Executive Education e a Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) anunciaram, a 4 de Junho, o relançamento do Programa Avançado em Finanças Aplicadas, reafirmando o seu compromisso com a excelência formativa e a sofisticação técnica do mercado financeiro moçambicano. A iniciativa, que registou resultados expressivos em 2024, pretende capacitar ainda mais quadros e gestores de empresas públicas e privadas.
Dando seguimento ao sucesso da sua edição inaugural, o Programa Avançado em Finanças Aplicadas, promovido pelo ISUTC Executive Education em parceria com a Bolsa de Valores de Moçambique, volta a ser lançado com novos conteúdos e maior incidência prática. Estruturado em três módulos – Mercados de Capitais, Monetário e Cambial; Finanças Empresariais; e Finanças e Mercados Avançados – o curso oferece uma abordagem holística e aplicada às exigências do ambiente empresarial nacional.
Com uma carga horária de 180 horas, o programa visa desenvolver competências estratégicas para o uso eficaz de instrumentos financeiros disponíveis no mercado moçambicano, incentivando a diversificação de fontes de financiamento e a adopção de soluções inovadoras pelas empresas.
Na edição anterior, participaram profissionais de mais de 15 organizações, incluindo instituições de referência como os CFM, o BCI, o Millennium bim e o Moza Banco. A avaliação dos formandos foi amplamente positiva, destacando a aplicabilidade imediata dos conteúdos no exercício das suas funções.
Segundo Cheila Hoana, Directora de Formação do ISUTC Executive Education, “o programa relança-se este ano com a ambição de chegar a mais instituições, nomeadamente bancos, seguradoras e empresas com visão estratégica para as finanças”. A responsável reforça que a formação “tem uma missão clara: elevar as competências dos profissionais em Moçambique com um ensino prático, actualizado e exigente”.

Já o Presidente do Conselho de Administração da BVM, Pedro Cossa, salientou a dimensão estratégica da parceria: “É fundamental que as pessoas saibam como investir, quando investir e em que circunstâncias. Os programas desenhados pelo ISUTC guiam precisamente estas etapas do processo de investimento”.

A introdução de uma componente regulamentar e a actualização de módulos face à evolução do sistema financeiro nacional são algumas das novidades da edição de 2025, que reafirma o papel da educação executiva na transformação económica do país.
Sobre o ISUTC Executive Education
Lançado há três anos como aposta estratégica do ISUTC, o seu braço de educação executiva posiciona-se como uma referência nacional na formação avançada, especialmente nas áreas de Engenharia, Gestão e Inovação. Com uma comunidade académica superior a 2.000 estudantes e uma rede de alumni com mais de 2 mil profissionais, o ISUTC reafirma o seu compromisso com a empregabilidade e o desenvolvimento de quadros altamente qualificados em Moçambique.
Moza Banco Distingue 23 Empresas com o Selo FaMoza
4 de Setembro, 2025Prime Rate em Moçambique Desce para 16,5% em Setembro
2 de Setembro, 2025
Mais notícias
-
Isenções do IVA no Açúcar, Óleo Alimentar e Sabões, têm impacto positivo
29 de Setembro, 2022
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
INCM Revela Avanços E Desafios Na Qualidade Dos Serviços De Telecomunicações
9 de Setembro, 2025 -
Stablecoins E Tokens Colocam Em Causa A Dominância Monetária Global
9 de Setembro, 2025
Mais Vistos
-
Stablecoins E Tokens Colocam Em Causa A Dominância Monetária Global
9 de Setembro, 2025
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
INCM Revela Avanços E Desafios Na Qualidade Dos Serviços De Telecomunicações
9 de Setembro, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023