
Moçambique Avança com Portos Secos para Servir o Malawi e Reforçar Integração Comercial Regional
Questões-Chave:
- Moçambique vai disponibilizar áreas em Nacala e ao longo do Corredor da Beira para a criação de portos secos ao serviço do Malawi;
- O projecto será desenvolvido com base numa parceria público-privada e visa melhorar a fluidez do comércio bilateral;
- A iniciativa inclui ainda o reforço das ligações ferroviárias para garantir maior eficiência logística;
- Daniel Chapo e Lazarus Chakwera reafirmam compromisso com a integração económica regional e a livre circulação de mercadorias.
Moçambique vai identificar espaços logísticos em Nacala (província de Nampula) e ao longo do Corredor da Beira para viabilizar a instalação de portos secos destinados a facilitar as transacções comerciais com o Malawi, anunciou o Presidente da República, Daniel Chapo, durante a sua visita oficial a Lilongwe.
A iniciativa surge como resposta à necessidade de criar condições infra-estruturais para o escoamento de mercadorias e redução de congestionamentos nas fronteiras. O Chefe de Estado moçambicano destacou que este esforço conjunto, assente em parcerias público-privadas, visa dotar ambos os países de soluções logísticas modernas e eficientes, capazes de estimular o comércio e acelerar o desenvolvimento económico regional.
“O Malawi tem muita expectativa na concretização do projecto dos dois portos secos, resultado de uma parceria público-privada, cruciais para a melhoria das transacções comerciais”, declarou Chapo, em conferência de imprensa conjunta com o Presidente do Malawi, Lazarus Chakwera.
O projecto contempla também a reabilitação e dinamização de linhas férreas, nomeadamente as que ligam o Malawi aos portos de Nacala, Beira e Sena. Chapo sublinhou que só com este tipo de intervenções estruturais será possível promover o crescimento económico sustentado em ambos os lados da fronteira.
A visita serviu igualmente para reafirmar os laços históricos, culturais e económicos entre os dois países. O Presidente Chakwera elogiou o compromisso de Moçambique com a integração regional e manifestou a disponibilidade do seu governo para aprofundar a cooperação bilateral.
“Somos uma região interligada e temos de garantir, juntos, a contínua melhoria das condições de negócio, mobilidade e segurança logística”, afirmou Chakwera.
Durante a visita, Chapo foi recebido com honras de Estado, discursou no Parlamento malawiano e manteve encontros com representantes do sector empresarial dos dois países, reiterando que a prioridade deve ser a criação de um corredor logístico funcional, que sirva os interesses comerciais e estratégicos da África Austral.



Tribunal Administrativo Aponta Irregularidades Nas Contas Do Estado De 2024
24 de Outubro, 2025Moçambique e Zâmbia Avançam com Fronteira de Paragem Única
24 de Outubro, 2025
Mais notícias
-
PAE: CTA propõe que 50% das receitas do Fundo Soberano seja investida no País
27 de Fevereiro, 2023 -
Acordo com a Total permitirá a LAM alargar sua carteira de clientes
11 de Março, 2021
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
Tribunal Administrativo Aponta Irregularidades Nas Contas Do Estado De 2024
24 de Outubro, 2025
Mais Vistos
-
Tribunal Administrativo Aponta Irregularidades Nas Contas Do Estado De 2024
24 de Outubro, 2025
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023
















