Moçambique Avança com Portos Secos para Servir o Malawi e Reforçar Integração Comercial Regional

0
94

Questões-Chave:

  • Moçambique vai disponibilizar áreas em Nacala e ao longo do Corredor da Beira para a criação de portos secos ao serviço do Malawi;
  • O projecto será desenvolvido com base numa parceria público-privada e visa melhorar a fluidez do comércio bilateral;
  • A iniciativa inclui ainda o reforço das ligações ferroviárias para garantir maior eficiência logística;
  • Daniel Chapo e Lazarus Chakwera reafirmam compromisso com a integração económica regional e a livre circulação de mercadorias.

Moçambique vai identificar espaços logísticos em Nacala (província de Nampula) e ao longo do Corredor da Beira para viabilizar a instalação de portos secos destinados a facilitar as transacções comerciais com o Malawi, anunciou o Presidente da República, Daniel Chapo, durante a sua visita oficial a Lilongwe.

A iniciativa surge como resposta à necessidade de criar condições infra-estruturais para o escoamento de mercadorias e redução de congestionamentos nas fronteiras. O Chefe de Estado moçambicano destacou que este esforço conjunto, assente em parcerias público-privadas, visa dotar ambos os países de soluções logísticas modernas e eficientes, capazes de estimular o comércio e acelerar o desenvolvimento económico regional.

“O Malawi tem muita expectativa na concretização do projecto dos dois portos secos, resultado de uma parceria público-privada, cruciais para a melhoria das transacções comerciais”, declarou Chapo, em conferência de imprensa conjunta com o Presidente do Malawi, Lazarus Chakwera.

O projecto contempla também a reabilitação e dinamização de linhas férreas, nomeadamente as que ligam o Malawi aos portos de Nacala, Beira e Sena. Chapo sublinhou que só com este tipo de intervenções estruturais será possível promover o crescimento económico sustentado em ambos os lados da fronteira.

A visita serviu igualmente para reafirmar os laços históricos, culturais e económicos entre os dois países. O Presidente Chakwera elogiou o compromisso de Moçambique com a integração regional e manifestou a disponibilidade do seu governo para aprofundar a cooperação bilateral.

“Somos uma região interligada e temos de garantir, juntos, a contínua melhoria das condições de negócio, mobilidade e segurança logística”, afirmou Chakwera.

Durante a visita, Chapo foi recebido com honras de Estado, discursou no Parlamento malawiano e manteve encontros com representantes do sector empresarial dos dois países, reiterando que a prioridade deve ser a criação de um corredor logístico funcional, que sirva os interesses comerciais e estratégicos da África Austral.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.