
Moçambique interessado na Experiência do Vietname na agricultura
- Educação é outra área de interesse particular na cooperação entre os dois países
Moçambique e a República Sócialista do Vietname estão interessados em cooperar no domínio da agricultura, através da partilha de experiências conducentes à atracção de mais investimentos para o sector.
Segundo o “Noticias”, essa foi uma informação foi partilhada segunda-feira, 11 de Setembro, em Maputo, pelo Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Gonçalves, no final de uma audiência concedida pelo Primeiro-ministro, Adriano Maleiane, à delegação do Vietname encabeçada pela Vice-Presidente deste país, Vo Thi Anh Xuan, de visita de trabalho a Moçambique, desde domingo 10 de Setembro.
De acordo com a fonte, o dirigente indicou que a Educação é outra área que mereceu atenção, até porque Moçambique tem vindo a enviar quadros para aquele país, tendo, por exemplo, solicitado, mais bolsas de estudo para a formação de quadros, principalmente nas áreas de agricultura e saúde.
Manuel Gonçalves detalhou que durante as conversações foi feita uma avaliação do percurso das relações bilaterais entre os dois países, que existem desde o tempo da luta armada de libertação de Moçambique.
As relações entre os dois países têm-se consolidado ao longo dos anos, sendo que em 2012, por exemplo, Moçambique estabeleceu a sua missão diplomática em Vietname.
No encontro, as delegações de Moçambique e Vietname tiveram oportunidade de trocar informações sobre a situação política, económica e social e passaram em revista o está gio da cooperação bilateral, tendo identificado novos mecanismos e áreas para incrementar as relações.
Da avaliação feita, tal como referiu, notou-se que as relações são excelentes, particularmente a nível político e diplomático, mas consideram que há necessidade de se dar uma nova tónica à cooperação comercial e económica.
Entretanto, diz o “Noticias”, Moçambique reiterou os agradecimentos pelo apoio que Vietname deu para a sua eleição a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023














