
Moçambique quer explorar vantagens agro-geológicas e competitivas para incrementar produção
- No país há internamente vantagens agro-geológicas e competitivas por explorar. É neste contexto que Moçambique quer estimular, dentro dos próximos vinte anos, o aumento da produção de culturas alimentares e de rendimento aproveitando potencialidades.
A acção tem o objectivo de garantir uma oferta suficiente para responder à demanda do mercado e volumes expressivos para a exportação. A ambição consta da Estratégia Nacional de Desenvolvimento – ENDE do Governo a ser implementada entre 2024 e 2043.
Portanto, serão criadas condições para a modernização e aumento da produtividade do sector agrícola e, igualmente, transformar os pequenos produtores em médios e grandes comerciais através da integração, fortalecimento e alargamento das cadeias de valor de culturas estratégicas.
Para o alcance deste desejo, o Executivo compromete-se, assim, a desenvolver politicas que visem a modernização e aprimoramento das técnicas de produção.
As intervenções vão visar, igualmente, a redução dos custos de produção, a diversificação da produção, inovação tecnológica, melhoria da qualidade dos produtos e integração das cadeias produtivas estratégicas.
Pretende-se também investir em infra-estruturas, no fortalecimento da capacidade institucional, atracção de investimentos e acesso aos mercados internacionais. Através destas medidas, espera-se aumentar a produção de bens e serviços, reduzir a dependência das importações e fortalecer a competitividade da economia no mercado global.
O Governo considera que os sectores agrário, extractivo, manufactureiro e serviços têm-se mostrado pilares importantes, entretanto destaca que o país enfrenta desafios significativos, que se notam na economia pouco diversificada e com elevada dependência do sector primário.
A baixa produtividade na agricultura é justificada pelo reduzido nível de acesso e uso de insumos melhorados, fraca adopção de tecnologias e limitada transferência, disponibilidade de serviços agrícolas assim como a capacidade de agro-processamento.
A Estratégia Nacional de Desenvolvimento – ENDE é um instrumento de planificação que estabelece as directrizes estratégicas para alcançar o crescimento económico e o desenvolvimento social de forma sustentável e inclusiva ao longo de um período de 20anos.
Moçambique e Itália Definem Cooperação no Agro-Negócio com 160 Milhões de Euros
19 de Setembro, 2025Moçambique e Itália Reforçam Parceria com Novos Projectos de Agro-Negócio
16 de Setembro, 2025
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023