
MozParks Apresenta Estratégia de Expansão Industrial e Capta Atenção de Investidores Internacionais
- Reserva Federal mantém taxa entre 4,25% e 4,5%, mas sinaliza duas reduções até Dezembro;
- Powell adverte para pressão inflacionária “significativa” causada por tarifas comerciais impostas por Trump;
- Mercados financeiros reagem com prudência; sectores empresariais divididos entre esperança de alívio monetário e receio de custos mais altos;
- Sector industrial e retalhista antecipam desafios acrescidos no repasse dos custos aos consumidores;
- Decisão reacende debate entre analistas sobre riscos de estagflação e capacidade de resposta da Fed num ambiente geopolítico volátil.
A presença da MozParks na Cimeira Empresarial EUA-África 2025 consolidou a imagem de Moçambique como um destino estratégico para o investimento industrial. O evento, realizado em Luanda, foi palco da apresentação dos planos de expansão da empresa, com enfoque nas zonas económicas especiais e no papel transformador da industrialização inclusiva.
O MozParks esteve em evidência durante a Cimeira Empresarial EUA-África 2025, onde participou no painel “Investir em Moçambique”, promovido pelo Conselho Empresarial para África (CCA), em parceria com o Governo de Angola. A sessão reuniu actores-chave dos sectores público e privado com vista à promoção de oportunidades de investimento no país.
O director-geral da MozParks, Onório Manuel, apresentou a visão da empresa centrada no desenvolvimento de zonas económicas industriais sustentáveis como alavanca para a industrialização, criação de emprego e inclusão económica. “Estamos orgulhosos em fazer parte de um esforço crescente para posicionar Moçambique como um destino de eleição para o investimento industrial em África”, declarou.
Beluluane como Exemplo de Sucesso
O Parque Industrial de Beluluane, em Maputo, surge como caso paradigmático. A infraestrutura acolhe mais de 60 empresas provenientes de 18 países, com um investimento acumulado de mais de 3 mil milhões de dólares (192 mil milhões de meticais). Entre os inquilinos contam-se empresas como Mozal Aluminium, Midal Cables, Raxio Data Center, entre outras.
Este parque constitui o modelo que a empresa procura replicar noutras regiões do país, especialmente no Centro e Norte, combinando infra-estruturas modernas com um ambiente favorável à actividade empresarial.
Expansão para o Centro e Norte
Na província de Nampula, o Parque Industrial de Topuito, com 215 hectares, opera em parceria com a Kenmare Moma Mine e o IPEME, promovendo a ligação entre produtores agrícolas locais e empresas fornecedoras. O projecto tem potencial para gerar rendimento a mais de 100 mil pessoas, com impacto directo em cerca de 20 mil beneficiários.
Já em Cabo Delgado, a empresa está a implementar uma rede de cinco parques industriais e uma base logística, em estreita colaboração com o governo provincial. Estes parques irão servir grandes projectos nos sectores do gás, mineração e agro-indústria, como os da TotalEnergies, ENI, ExxonMobil, Syrah Resources e Montepuez Ruby Mine.
A política provincial exige que fornecedores estejam estabelecidos nos parques designados, como forma de optimizar a logística, garantir maior eficiência e fomentar o conteúdo local.
Conteúdo Local e Emprego Juvenil
A MozParks assenta a sua actuação em quatro pilares estratégicos: Desenvolvimento de Zonas Económicas, Atracção de Investimento, Soluções para o Emprego Jovem e Promoção de Conteúdo Local.
No âmbito dos seus programas de inclusão, a empresa já criou mais de 1.600 estágios profissionais, com maior incidência em Cabo Delgado, através da iniciativa MozYouth.
A intervenção da MozParks na Cimeira EUA-África reforça a posição de Moçambique como um actor relevante na nova geografia do investimento industrial africano. Com uma estratégia clara, orientação para resultados e um modelo replicável, a empresa mostra-se alinhada com os objectivos de desenvolvimento sustentável e diversificação económica do país.
- Com destaque para os projectos em Beluluane, Topuito e Cabo Delgado, a empresa sublinha o seu papel como catalisador da industrialização e inclusão económica em Moçambique.
Investidores Estrangeiros Perspectivam Produzir Fármacos em Moçambique
30 de Agosto, 2025
Mais notícias
-
Pedro Frederico Cossa Assume Liderança da Bolsa de Valores de Moçambique
13 de Março, 2025 -
Escassez de divisas adensa problemas no mercado moçambicano
26 de Julho, 2024
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
Tribunal Administrativo Aponta Irregularidades Nas Contas Do Estado De 2024
24 de Outubro, 2025
Mais Vistos
-
Tribunal Administrativo Aponta Irregularidades Nas Contas Do Estado De 2024
24 de Outubro, 2025
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023















