
Nasdaq leva Wall Street a fechar em alta com relatório do IPC a elevar as percepções
- Nvidia em negociações para se tornar investidor âncora em fontes de IPO da Arm;
- VMware sobe após Broadcom ganhar acordo antitrust condicional da UE OK;
- Preços ao consumidor nos EUA sobem modestamente em Junho;
- Índices: Dow subiu 0,3%, S&P 500 subiu 0,7%, Nasdaq subiu 1,2%.
As acções norte-americanas fecharam solidamente em alta na quarta-feira, 12/07, lideradas por um ganho de mais de 1% na Nasdaq, depois de um relatório mostrar que a inflação diminuiu ainda mais, com os preços no consumidor a registarem o menor aumento anual em mais de dois anos.
Os dados ressaltaram as expectativas de que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) pode deixar as taxas de juros de pé após mais um aumento de 25 pontos-base esperado em sua reunião de política monetária de Julho.
As acções de grandes empresas relacionadas à tecnologia, que tendem a ser sensíveis a taxas de juros mais altas, deram ao S&P 500 seu maior impulso. O sector tecnológico subiu 1,3%
Nos 12 meses até Junho, o IPC avançou 3,0%. Este foi o menor aumento homólogo desde Março de 2021 e seguiu-se a uma subida de 4,0% em Maio.
Os índices aliviaram suas máximas iniciais no final da tarde, mas “os touros continuam firmemente no comando”, disse Michael James, director-gerente de negociação de acções da Wedbush Securities, em Los Angeles.
“Claramente, os dados da IPC que obtivemos eram o que os touros queriam ver, e aqueles que estavam sentados à margem esperando um recuo continuam a ficar frustrados.”
O Dow Jones Industrial Average subiu 86,01 pontos, ou 0,25%, para 34.347,43, o S&P 500 ganhou 32,9 pontos, ou 0,74%, para 4.472,16 e o Nasdaq Composite somou 158,26 pontos, ou 1,15%, para 13.918,96.
Os investidores têm ponderado quanto tempo mais o Fed precisará aumentar os juros para conter a inflação.
O relatório do Departamento do Trabalho também mostrou o menor ganho mensal nos preços subjacentes ao consumidor desde agosto de 2021.
“O mercado está a sentir que o Fed está cada vez mais perto dessa final”, disse Quincy Krosby, estrategista-chefe global da LPL Financial na Carolina do Norte.
O índice bancário S&P 500 subiu 0,6%. Os relatórios do JPMorgan Chase e de outros grandes bancos dos EUA, que devem ser divulgados na sexta-feira, 14 de Julho, começam extra-oficialmente a temporada de resultados do segundo trimestre.
A fabricante de chips norte-americana Broadcom garantiu a aprovação antitrust da UE para sua proposta de aquisição de US$ 61 mil milhões de dólares da empresa de computação em nuvem VMware depois de oferecer remédios para ajudar a rival Marvell Technology . As acções da VMware subiram 2,8%, enquanto a Broadcom subiu 0,9% e a Marvel subiu 1,2%.
Nvidia as acções subiram 3,5% depois que pessoas familiarizadas com o assunto disseram que a Arm Ltd, designer de chips do SoftBank Group Corp, está em negociações para trazer a Nvidia como um investidor âncora, enquanto avança com os planos para uma listagem em Nova Iorque que pode acontecer em Setembro.
Além disso, a Nvidia disse que investirá US$ 50 milhões de dólares para acelerar o treinamento do Recursion’s modelos de inteligência artificial para descoberta de fármacos. As acções da Recursão subiram 78%.
Os investidores também digeriram a notícia de que a viagem da secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, à China aumentou as esperanças em Pequim de que as tarifas sobre as importações chinesas possam ser aliviadas.
O volume nas bolsas norte-americanas foi de 11,20 mil milhões de acções, em comparação com a média de 11,15 mil milhões da sessão completa nos últimos 20 dias de negociação.
As emissões avançadas superaram as em queda na NYSE em uma proporção de 3,23 para 1; na Nasdaq, um índice de 1,93 para 1 favoreceu os avanços.
O S&P 500 registou 66 novos máximos de 52 semanas e 2 novos mínimos; o Nasdaq Composite registou 129 novos máximos e 42 novos mínimos.
- Inflação Sobe 0,29% em Setembro e Acumulado do Ano Fica em 1,96%13 de Outubro, 2025
- Oxford Economics Revê Crescimento De Moçambique Em Baixa Para 1,8%9 de Outubro, 2025
Mais notícias
- 
                                            
                        Sector Privado Pressiona por Alívio da Carga Tributária em Moçambique5 de Setembro, 2025
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-                         
                        EXXONMOBIL CANCELA BRIEFING SOBRE PROJECTO DE 30 MIL MILHÕES USD EM MOÇAMBIQUE30 de Outubro, 2025
-                         
                        METAIS RAROS: A MATÉRIA-PRIMA INVISÍVEL QUE MOVE A NOVA ECONOMIA MUNDIAL30 de Outubro, 2025
Mais Acessados
-                         
                        Economia Informal: um problema ou uma solução?16 de Agosto, 2019
-                         
                        LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%25 de Maio, 2023
 
                			
                                        			













