
Níveis de emprego diminuem pela primeira vez desde Fevereiro de 2022 – PMI
PMI Moçambique cai para o valor mais baixo dos últimos dois anos, à medida que o número de funcionários começa a diminuir
Descidas mais acentuadas na produção e nas novas encomendas
O nível mais baixo de aquisições mantém os custos dos encargos estabilizados
Em Janeiro, a economia do sector privado de Moçambique sofreu uma contração pelo terceiro mês consecutivo e ao ritmo mais acentuado em exactamente dois anos, de acordo com os resultados do mais recente inquérito PMI Moçambique do Standard Bank.
De acordo com o estudo, as tendências de produção e novas encomendas continuaram a piorar, resultando na primeira queda no emprego desde Fevereiro de 2022. “A aquisição de meios de produção também caiu vincadamente, o que ajudou a manter as pressões relativas aos custos a um nível baixo e os preços de venda estabilizados. Apesar do declínio na atividade, as empresas permaneceram otimistas quanto aos níveis de produção no próximo ano, uma vez que é esperado um aumento das vendas, dos lucros e do investimento”, l^-se no relatório de Janeiro de 2024 do PMI Moçambique.
O estudo indica que os níveis de produção nas empresas moçambicanas diminuíram a um ritmo mais rápido no início do ano. A contração deveu- se, em grande medida, a um enfraquecimento das carteiras de encomendas, já que os dados do inquérito também assinalaram declínios consecutivos nas vendas. Os inquiridos referiram frequentemente que receberam menos novas encomendas, uma vez que as condições de procura pioraram. De acordo com os dados por sector, níveis mais baixos de novos negócios nos sectores da construção, secundário e dos serviços contrastaram com os aumentos na agricultura e no comércio por grosso e a retalho.
Como consequência da situação acima descrita, as contrações na produção e na procura resultaram num declínio dos níveis de emprego em Janeiro, com os dados mais recentes a indicarem a primeira queda nos números de ecfetivos em quase dois anos. No entanto, a taxa global de despedimentos foi apenas ligeira. Apesar dos cortes de pessoal, as empresas conseguiram manter volumes baixos de trabalho pendente pelo décimo primeiro mês consecutivo.
A redução do número de novas encomendas fez com que as empresas moçambicanas adquirissem menos meios de produção em Janeiro. A actividade de aquisição diminuiu pelo quinto mês consecutivo, com o ritmo de redução a acelerar para o segundo mais rápido desde Maio de 2020. A menor procura, associada a uma maior eficiência dos fornecedores, fomentou uma melhoria acentuada dos prazos de entrega, a mais sólida registada em mais de um ano e meio.
A queda na procura de meios de produção ajudou a manter as pressões sobre os preços relativamente estáveis no início de 2024. Os custos de aquisição sofreram poucas alterações em relação ao mês anterior, apesar dos aumentos dos preços de algumas matérias-primas. De igual modo, uma redução no pessoal significou que os custos de mão de obra se mantiveram estabilizados, com os dados mais recentes a indicarem um dos aumentos mais lentos em quase dois anos e meio (a par do registado em Novembro de 2023).
Como resultado, os preços médios cobrados pelas empresas moçambicanas aumentaram apenas ligeiramente em Janeiro. O ritmo da inflação foi praticamente igual ao mínimo de sete meses registado em dezembro, com o aumento dos preços limitado ao setor dos serviços
O grau de optimismo diminuiu ligeiramente para o nível mais baixo dos últimos quatro meses
Numa análise prospectiva, as expectativas de produção para o próximo ano permaneceram fortemente positivas em Janeiro. Contudo, o grau de optimismo diminuiu ligeiramente para o nível mais baixo dos últimos quatro meses, ficando abaixo da tendência da série. Nos casos em que as empresas esperam um aumento da atividade, os comentários dos membros do painel relacionaram essa expectativa, sobretudo, com a esperança de maiores vendas, lucros e investimentos.
Fáusio Mussá, Economista-Chefe do Standard Bank Moçambique, comentou, os dados e disse que estes são “consistentes com uma fraca procura agregada, e com um Metical estável”, conjuntura na qual as empresas reportaram uma ausência de pressões nos custos de aquisição, o que, por sua vez, “ajudou a manter os preços de venda relativamente estáveis”.
“ O sub-índice de expectativas futuras continuou a sinalizar perspectivas de aumento do investimento, das vendas e dos lucros, muito provavelmente associadas à retoma este ano do investimento no projecto de gás natural liquefeito (GNL) em Cabo Delgado”. Disse Fáusio Mussá
O economista mor do Standard Bank , destacou o facto de o Banco de Moçambique ter cortado, no final de Janeiro, a sua principal taxa de juro de política monetária, MIMO, em 75 pontos base para 16.5%, de 17.25%, o que sinaliza o início de um ciclo de alívio da política monetária, permitido pela descida da inflação.
“Mantemos as nossas previsões de uma inflação de fim do ano de 5.9% para 2024 e 6.3% para 2025, após 5.3% em 2023, num contexto de um possível impacto do fenómeno El Niño.
Ainda sobre a decisão do Banco de Moçambique, Fausio Mussa afirmou que, “uma redução prudente das taxas de juro da política monetária implica que as condições de financiamento se mantêm apertadas. Neste contexto, mantemos inalteradas as nossas previsões de uma desaceleração no crescimento do PIB para 4.6% este ano e 3.8% no próximo ano, conforme publicamos na edição de Janeiro do African Markets Revealed (AMR), mesmo considerando o impacto esperado da retoma do investimento no GNL, devido a pressões persistentes da divida pública e de uma oferta de moeda externa intermitente.”
Daniel Chapo Convida Empresários Argelinos a Apostar em Moçambique
8 de Setembro, 2025Sector Privado Pressiona por Alívio da Carga Tributária em Moçambique
5 de Setembro, 2025Chapo Leva Estratégias de Cooperação Económica e Comercial à Argélia
4 de Setembro, 2025
Mais notícias
-
Governo aprova política de investimento do Fundo Soberano de Moçambique
11 de Dezembro, 2024

Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
INCM Revela Avanços E Desafios Na Qualidade Dos Serviços De Telecomunicações
9 de Setembro, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023