A Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC) anunciou a entrada em funcionamento desde 01/05, de um novo parque temporário para camiões que acedem ao recinto portuário, no quadro das medidas visando facilitar o acesso ao local e, ao mesmo tempo, descongestionar o trânsito na Estrada Nacional Número Quatro (EN4).

Trata-se do portão 1, localizado no bairro Luís Cabral, com capacidade para acomodar cinquenta camiões, rede de serviços e sistema de iluminação, numa área de 1.25 hectares, no culminar de um trabalho que se prolongou por um ano, de acordo com um comunicado do Porto de Maputo a que o “Notícias” teve acesso.

Segundo a MPDC, neste momento estão em curso trabalhos de instalação de serviços de apoio ao parque, como sanitários, ponto de controlo e sala de indução, cuja duração é de aproximadamente quatro dias.

Paralelamente, iniciou o alargamento dos acessos, passando o porto a ter três faixas de saída e quatro de entrada.

A nova infra-estrutura conta com um ponto de inspecção de camiões à entrada do porto e acessos dedicados para cargas anormais, estando a conclusão do projecto prevista para Agosto do ano em curso.

A iniciativa é materialização de um memorando de entendimento entre a MPDC e o Conselho Municipal de Maputo, assinado cm Agosto de 2020, com o objectivo de requalificar a cintura portuária.

Usada no passado para parqueamento de camiões, esta área foi agora transformada para permitir maior e mais ordenado fluxo de trânsito, melhorando desta forma as condições de trabalho dos camionistas.

Recorde-se que o aumento exponencial do parque automóvel na província de Maputo tem colocado ao Governo local e ao Porto de Maputo o desafio de encontrarem soluções acertadas para garantir maior fluidez de viaturas, principalmente na EN4.

No mesmo contexto, visando melhorar o fluxo do tráfego e serviços de manuseio de carga, o Conselho Executivo Provincial (CEP) e a MPDC rubricaram também um contrato, nos termos do qual o Governo cedeu um terreno de 20 hectares, localizado ao longo da EN4, no posto administrativo de Pessene, distrito da Moamba.

Só o porto de Maputo recebe, diariamente, uma média de 613 camiões.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.