
Petróleo recua devido a preocupações com a procura após Fed sinalizar flexibilização mais lenta
Os preços do petróleo registaram uma queda no pregão asiático de quinta-feira, em resposta ao sinal dado pelo Federal Reserve (Fed) de que reduzirá o ritmo dos cortes nas taxas de juro em 2025. Este cenário levanta preocupações sobre o impacto no crescimento económico e, consequentemente, na procura por combustíveis.
Os contratos futuros do Brent caíram 47 cêntimos, ou 0,6%, para 72,92 dólares por barril às 05h15 GMT. Já o petróleo bruto West Texas Intermediate (WTI) dos EUA recuou 39 cêntimos, ou 0,6%, para 70,19 dólares por barril.
Impacto das políticas do Fed
Os preços cederam após os banqueiros centrais dos EUA projetarem apenas dois cortes de 0,25 pontos percentuais nas taxas de juro em 2025, menos meio ponto do que o previsto em setembro. Embora taxas mais baixas geralmente reduzam os custos de financiamento e estimulem a procura por petróleo, o abrandamento no ritmo de cortes reflete preocupações com a inflação e incertezas económicas.
“O equilíbrio entre oferta e procura em 2025 continua desfavorável, e as previsões de crescimento da procura acima de 1,0 milhão de barris por dia (bpd) parecem exageradas, mesmo com a OPEP+ a manter cortes na produção”, afirmou Suvro Sarkar, chefe de análise de energia do DBS Bank.
Perspectivas de procura e dados recentes
Embora a procura na primeira metade de dezembro tenha sido superior à do ano anterior, os volumes ficaram abaixo do esperado por alguns analistas. O JP Morgan estimou que o crescimento da procura global por petróleo em dezembro foi 700.000 bpd inferior ao previsto. No acumulado do ano, o crescimento da procura foi 200.000 bpd menor do que o projetado em novembro de 2023.
Dados da Administração de Informação de Energia dos EUA (EIA) mostraram uma queda de 934.000 barris nos estoques de petróleo bruto dos EUA na semana encerrada a 13 de dezembro, abaixo da expectativa de uma redução de 1,6 milhão de barris, segundo uma pesquisa da Reuters.
Apesar de o declínio ter sido menor que o previsto, o mercado encontrou algum suporte nos dados da EIA, que também revelaram um aumento nas exportações de petróleo bruto dos EUA em 1,8 milhão de bpd na semana passada, alcançando 4,89 milhões de bpd.
As dinâmicas de oferta e procura, aliadas a políticas monetárias mais cautelosas do Fed, deverão continuar a influenciar os preços do petróleo no curto prazo. O mercado mantém-se atento às ações da OPEP+ e aos dados económicos globais que possam alterar o equilíbrio deste cenário.
- Ouro Aproxima-se dos 4 000 USD/Oz: Correção Técnica Sob Vigilância31 de Outubro, 2025
- METAIS RAROS: A MATÉRIA-PRIMA INVISÍVEL QUE MOVE A NOVA ECONOMIA MUNDIAL30 de Outubro, 2025
- TRUMP REDUZ TARIFAS À CHINA EM TROCA DE ACORDO SOBRE FENTANIL E METAIS RAROS30 de Outubro, 2025
Mais notícias
- 
                                            
                        Taxa de Juro aumenta para 17,25%1 de Outubro, 2022
- 
                                            
                        South32, dona da Mozal, vê tarifas dos EUA sobre alumínio como tática de negociação13 de Fevereiro, 2025
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-                         
                        Kenmare Destina 40% do Orçamento de Aquisições a Fornecedores Moçambicanos31 de Outubro, 2025
-                         
                        África do Sul Avalia Novo Corte de Taxas de Juro em 2025 com Inflação Sob ...31 de Outubro, 2025
Mais Acessados
-                         
                        Economia Informal: um problema ou uma solução?16 de Agosto, 2019
-                         
                        LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%25 de Maio, 2023
 
                			
                                        			













