
Petróleo sobe movido pela potencial pausa em alta de juros nos EUA e a aprovação de projecto de lei da dívida
Os preços do petróleo subiram esta quinta-feira, 01/06 revertendo perdas anteriores, à medida que uma potencial pausa nos aumentos das taxas de juro dos Estados Unidos e a aprovação da lei do tecto da dívida, numa votação crucial, renovaram o optimismo sobre um maior crescimento da procura de combustível no maior consumidor de petróleo do mundo.
Os futuros do petróleo Brent para Agosto subiram 55 centavos, ou 0,76% para 73,15 dólares o barril às 06:40 GMT, enquanto o petróleo West Texas Intermediate (WTI) dos EUA subiu 46 centavos, ou 0,68%, para 68,55 dólares o barril.
Autoridades do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) apontaram nesta quarta-feira, 31/05, para um potencial “skip” de aumento de juros em Junho, que reverteu as expectativas do mercado de um aumento iminente que poderia desacelerar o crescimento económico e enfraquecer a demanda por petróleo.
Além disso, a aprovação pela Câmara dos Representantes dos EUA de um projecto de lei suspendendo o tecto da dívida de 31,4 biliões de dólares do Governo dos EUA aumentou as chances de evitar um calote desastroso do Governo.
Ambos os índices de referência tinham caído acentuadamente nas sessões anteriores, com o Brent a cair 5,6% e o WTI a cair 6,3% no fecho de quarta-feira, 31/05, face à passada sexta-feira, 26/05.
“Os mercados de petróleo podem ter sido sobrevendidos nos últimos dois pregões devido aos dados chineses lentos e preocupações com o teto da dívida. O sentimento se recuperou em meio à aprovação do projecto de lei da dívida na Câmara, e (o) sinal de pausa de alta de juros do Fed também ofereceu uma oportunidade de recuperação”, disse Tina Teng, analista de mercados da CMC Markets em Auckland.
As indicações de demanda da China, o maior importador de petróleo do mundo, estão um pouco mistas nesta semana.
Dados oficiais do Governo divulgados na quarta-feira, 31/05, relataram que a actividade industrial contraiu em Maio para o menor nível em cinco meses, enquanto a actividade do sector de serviços se expandiu no ritmo mais lento em quatro meses.
No entanto, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial do Caixin/S&P Global China mostrou nesta quinta-feira, 01 de Junho, um aumento para 50,9 em Maio, de 49,5 em Abril, moderando as preocupações com a demanda industrial chinesa.
Os preços também estão lutando para superar os factores de baixa do lado da oferta.
Os estoques de petróleo bruto dos EUA aumentaram em cerca de 5,2 milhões de barris na semana passada, de acordo com fontes do mercado citando dados do American Petroleum Institute (API) na quarta-feira, 31/05.
Os estoques de gasolina também registaram uma construção de cerca de 1,9 milhão de barris na semana passada, enquanto os estoques de combustível destilado aumentaram em 1,8 milhão de barris, de acordo com os dados da API.
Os participantes do mercado aguardam dados do governo sobre os estoques de petróleo dos EUA que devem ser divulgados ainda nesta quinta-feira, 01 de Junho. Os dados foram atrasados em um dia por causa de um feriado nos EUA no início desta semana.
Os investidores também estavam atentos à próxima reunião de 4 de Junho da Opep+, da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados, incluindo a Rússia, após sinais mistos até agora sobre a probabilidade de novos cortes.
Analistas do HSBC e do Goldman Sachs disseram a CNBC que não esperam que a Opep+ anuncie novos cortes nesta reunião.
Petróleo Mantém-Se Estável, Mas Queda das Reservas nos EUA Dá Suporte aos Preços
24 de Setembro, 2025
Mais notícias
-
Governo reitera compromisso de mobilizar recursos destinados a habitação
16 de Março, 2023 -
Prevê-se recuperação económica em 2022 e 2023
1 de Outubro, 2022 -
Mais de 470 unidades sanitárias destruídas por eventos climáticos desde 2019
7 de Janeiro, 2025
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
Ramaphosa Denuncia Uso Do Comércio Como “Arma” E Pede Redução De Tarifas Dos EUA
24 de Setembro, 2025 -
Reabilitação Da N1 Avança Com Início Das Obras No Troço Ndoro–Nhampaza
24 de Setembro, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023