Powell afirma que a inflação continua a ser demasiado elevada e que é provável que seja necessário um menor crescimento económico para a fazer baixar

0
402

O Presidente da Federal Reserve, Jerome Powell, reconheceu os recentes sinais de arrefecimento da inflação, mas disse na quinta-feira, 19 de Outubro, que o banco central seria “resoluto” no seu compromisso com o seu mandato de 2%.

Num discurso amplamente antecipado proferido no Clube Económico de Nova Iorque, Powell evitou comprometer-se com um caminho político específico, mas não deu qualquer indicação de que estava inclinado para uma subida das taxas de juro.

Enquanto Powell falava, os operadores do mercado de futuros eliminaram qualquer possibilidade de uma subida das taxas em Novembro e diminuíram as hipóteses de uma subida mesmo em Dezembro. Reconheceu os progressos realizados no sentido de reduzir a inflação para um nível controlável, mas sublinhou a vigilância na prossecução dos objectivos do banco central.

Enquanto Powell falava, os operadores do mercado de futuros eliminaram qualquer possibilidade de uma subida das taxas em Novembro e diminuíram as hipóteses de uma subida mesmo em Dezembro. Reconheceu os progressos realizados no sentido de reduzir a inflação para um nível controlável, mas sublinhou a vigilância na prossecução dos objectivos do banco central.

“A inflação continua a ser demasiado elevada e alguns meses de bons dados são apenas o início do que será necessário para criar confiança de que a inflação está a descer de forma sustentável em direcção ao nosso objectivo”, afirmou Powell em comentários preparados. “Ainda não podemos saber por quanto tempo, estas leituras mais baixas persistirão, ou onde a inflação se estabelecerá nos próximos trimestres”.

“Embora seja provável que o caminho seja acidentado e demore algum tempo, os meus colegas e eu estamos unidos no nosso compromisso de reduzir a inflação de forma sustentável para 2%”, acrescentou Powell.

O discurso surge com questões sobre o rumo a seguir pelo Federal Reserve após uma sucessão de aumentos das taxas de juro com o objectivo de arrefecer a inflação. As acções subiram depois de Powell ter falado e o rendimento do Tesouro a 10 anos recuou dos seus máximos para a sessão.

Powell disse que não acha que as taxas estejam demasiado altas agora.

“Será que parece que a política é demasiado restritiva neste momento? Eu teria que dizer que não”, disse ele. Ainda assim, ele observou que “taxas de juros mais altas são difíceis para todos”.

Powell salientou os progressos realizados no sentido de alcançar os dois objectivos do Fed Reserve.

Nos últimos dias, os dados mostraram que, embora a inflação permaneça muito acima da taxa-alvo, o ritmo dos aumentos mensais desacelerou e a taxa anual abrandou para 3,7%, contra mais de 9% em Junho de 2022.

O Presidente da Federal Reserve, Jerome Powell, fala durante uma reunião do Clube Económico de Nova Iorque, em Nova Iorque, EUA, a 19 de Outubro de 2023.

“Os dados recebidos nos últimos meses mostram um progresso contínuo em direcção a ambos os objectivos do nosso duplo mandato – emprego máximo e preços estáveis”, afirmou.

O discurso foi atrasado no início por manifestantes do grupo Climate Defiance, que invadiram o palco do jantar do clube e seguraram um cartaz com os dizeres “A Fed está a arder”, rodeado pelas palavras “dinheiro, futuros e planeta”.

Após um breve atraso, Powell referiu que o mercado de trabalho e o crescimento económico poderão ter de abrandar para que o objectivo da Fed Reserve seja atingido.

“Ainda assim, o histórico sugere que um retorno sustentável à nossa meta de inflação de 2% provavelmente exigirá um período de crescimento abaixo da tendência e um pouco mais de abrandamento nas condições do mercado de trabalho”, disse Powell.

 

Os responsáveis da Federal Reserve têm estado a utilizar a subida das taxas de juro para tentar nivelar o desequilíbrio entre a oferta e a procura no mercado de trabalho. O Federal Reserve aumentou as taxas 11 vezes desde Março de 2022, num total de 5,25 pontos percentuais. Vindo do nível quase zero para a taxa de fundos federais, isso levou a taxa de referência ao seu nível mais alto em cerca de 22 anos.

“Estamos muito longe do limite inferior efectivo e a economia está a lidar muito bem com isso”, disse Powell.

Os comentários surgem no mesmo dia em que os pedidos iniciais de subsídio de desemprego atingiram o seu nível semanal mais baixo desde o início de 2023, indicando que o mercado de trabalho continua a ser apertado e poderá exercer uma pressão ascendente sobre a inflação.

A criação robusta de emprego em Setembro e um ritmo lento de despedimentos poderão pôr em risco os progressos em matéria de inflação.

“Provas adicionais de um crescimento persistentemente acima da tendência, ou de que a rigidez do mercado de trabalho já não está a diminuir, poderão pôr em risco novos progressos em matéria de inflação e justificar uma maior restritividade da política monetária”, afirmou.

Nos últimos dias, outros funcionários do Fed disseram que acham que o Fed pode ser paciente a partir daqui. Mesmo alguns membros que são a favor de uma política monetária mais restritiva disseram que acham que o Federal Reserve pode suspender a subida das taxas, pelo menos por enquanto, enquanto observam o impacto desfasado que se espera que as subidas das taxas tenham na economia.

Os mercados esperam que o Federal Reserve adie as subidas adicionais das taxas, embora subsistam dúvidas sobre quando é que os responsáveis poderão começar a reduzir as taxas.

Powell não se comprometeu com o futuro da política.

Dadas as incertezas e os riscos, e o caminho que já percorremos, o Comité está a proceder com cuidado. Tomaremos decisões sobre o grau de firmeza adicional da política e por quanto tempo a política permanecerá restritiva com base na totalidade dos dados recebidos, na evolução das perspectivas e no equilíbrio dos riscos”, disse ele.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.