Presidente nigeriano concede autonomia financeira à capital Abuja

0
647

O Presidente da Nigéria, Bola Tinubu, concedeu autonomia financeira à capital, Abuja, permitindo-lhe funcionar de forma semelhante aos 36 estados do País, de acordo com a agência Bloomberg citando fontes governamentais. 

Embora a medida não chegue a transformar a cidade num Estado de pleno direito, permite que Abuja tenha o controle das finanças actualmente geridas pelo Governo central.

Tony Ogunleye, porta-voz do Ministro da Administração do Território da Capital Federal, que confirmou a decisão à Bloomberg, disse que seria emitida uma declaração mais tarde.

Abuja deverá criar as suas próprias comissões da função pública e do serviço judicial, bem como agências de receitas internas e de impostos. Não terá poderes legislativos, mas será totalmente separada da burocracia federal, avançou a Bloomberg.

Designada em 1991 como capital,  Abuja está situada no centro geográfico do País da África Ocidental e alberga quase 4 milhões de pessoas. Está localizada no chamado Território da Capital Federal, formado em 1976, e é administrada por um ministro nomeado pelo Presidente.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.