
Prime rate mantém-se em 18,60%
A prime rate do sistema financeiro nacional vai manter-se constante em Novembro, situando-se em 18,60%, 270 pontos base acima da registada em igual período do ano passado, apontam informações divulgadas esta sexta-feira, 29/10, pela Associação Moçambicana de Bancos.
A prime rate a vigorar no mês Novembro foi calculada em 18,60%, sendo o Indexante Único de 13,30%, calculado pelo BM, e o Prémio de Custo de 5,30%, calculado pela AMB. Representando, assim, a manutenção, pelo segundo mês consecutivo, da redução em 30 pontos base da taxa de 18,90%, a mais elevada do ano em curso, em vigor desde Março.
A prime rate do Sistema Financeiro é a taxa de juro de referência para a concessão de créditos de taxa de juro variável no mercado bancário, sendo resultante da soma entre duas outras taxas: (i) Indexante Único, que representa a taxa de juro média obtida nas operações efectuadas no Mercado Monetário Interbancário (MMI) para o prazo de vencimento de um dia útil, e (ii) o Prémio de Custo, que é a taxa de juro que representa os factores de risco da actividade bancária do país que não são reflectidos nas operações do mercado interbancário.
















