Produção da EDM poderá crescer 7% em 2024

0
876
  • A produção da empresa Electricidade de Moçambique – EDM poderá registar um crescimento na ordem de sete por cento, no próximo ano, quando comparado com as previsões de 2023. 

O cumprimento desta expectativa será influenciado, em grande medida, pelo incremento da produção das centrais hídricas de Mavuzi e Chicamba, em Manica, que beneficiaram recentemente de reabilitação. Entretanto, em sentido inverso, a produção de energia eléctrica, no geral, deverá registar uma redução de 3.5 por cento em 2024 quando comparada com as perspectivas para o corrente ano.

As previsões constam do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado (PESOE) para o ano 2024, aprovado na Assembleia da República. 

A reabilitação das centrais de Mavuzi e Chicamba, com potencial de impulsionar a EDM, é vista como um importante avanço neste sector por permitir o aumento em mais de 50 por cento da capacidade total de produção de 53 para 86 megawatts. 

Fruto de um investimento da Agência Francesa de Desenvolvimento na ordem de 102 milhões de euros, as principais intervenções efectuadas nas centrais incidiram na modernização das suas infra-estruturas. 

Esta medida causou maior robustez e maximizou a capa- cidade para o fornecimento de energia eléctrica. Entretanto, o desempenho positivo que se espera da EDM poderá não ser suficiente para contrariar o decréscimo projectado para a produção do sector energético. 

Neste sentido, a redução de 3.5 por cento que este segmento poderá sofrer deverá ser influenciada pela previsão em baixa da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), que de- verá registar um peso de 82 por cento na estrutura de produção. 

“Comparando a produção e venda estimadas para 2023, a HCB prevê para 2024 uma redução na produção e vendas de energia, devido aos trabalhos de reparação do difusor da comporta, actividade preparatória do projecto de reabilitação da central, que colocará indisponíveis os grupos geradores quatro e cinco”, lê-se no documento. 

Acrescenta que a operação com quatro geradores por 60 dias visa dar lugar à manutenção anual e a implementação do projecto referente ao sistema de protecção contra incêndios nos transformadores principais do grupo gerador quatro e manutenção anual do grupo gerador um.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.