Produção do setor privado cai pelo quinto mês consecutivo

0
1162

As condições operacionais nas empresas do setor privado moçambicano continuaram a deteriorar-se em julho, de acordo com os dados mais recentes do inquérito PMI do Standard Bank. O Purchasing Managers’ Index™ (PMI™), principal valor calculado pelo inquérito, situou-se em 46,2 em julho, abaixo do limiar de crescimento de 50, denotando uma nova deterioração sólida da saúde do setor privado moçambicano no início do terceiro trimestre. Contudo, o índice aumentou de 41,7 em junho, tendo atingido o valor mais alto em quatro meses, indicando que o declínio das condições económicas foi muito mais suave do que o registado anteriormente na pandemia.

Segundo a mesma fonte, a produção do setor privado caiu pelo quinto mês consecutivo, no entanto, a queda foi a mais fraca em quatro meses. O mesmo comportamento foi registado no índice relativo a novas encomendas, que apresentou um declínio pelo quarto mês consecutivo, face aos constrangimento associados às restrições impostas pelo governo. O declínio na produção e nas novas encomendas foi acompanhado pela perda de colaboradores como resultado das más condições económicas. Contudo, a taxa de perda de postos de trabalho foi a mais lenta desde abril e modesta no geral.

O relatório refere ainda que o panorama relativo à atividade futura das empresas moçambicanas melhorou gradualmente durante o mês de julho, sendo que este sentimento positivo foi por vezes associado aos planos de expansão para outras regiões..

 

 

 

 

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.