As exportações de rubis de Moçambique, um subsector da indústria extractiva que tem sido um dos pilares do crescimento económico do país, sofreram um declínio acentuado de 80% no primeiro trimestre de 2024, resultando em receitas de aproximadamente 5,2 milhões de dólares. Dados do Banco de Moçambique indicam que as receitas provenientes da exportação de rubis caíram de 25,6 milhões de dólares no primeiro trimestre de 2023 para 5,2 milhões de dólares no mesmo período deste ano. A instabilidade na província de Cabo Delgado e problemas operacionais na maior mina de rubis do país foram os principais fatores por trás desta queda.

A exploração e exportação de rubis são cruciais para a economia de Moçambique. A mina de Montepuez Ruby Mining (MRM) em Cabo Delgado é a maior do país e uma das mais significativas descobertas recentes de rubis no mundo. Desde o início das operações em 2012, a mina gerou receitas superiores a 1,055 bilhões de dólares. Em 2023, a MRM contribuiu com 151,3 milhões de dólares para a economia moçambicana e pagou ao Estado 53,2 milhões de dólares em impostos e royalties.

As causas do declínio nas receitas são atribuídas à instabilidade militar em Cabo Delgado e problemas operacionais, uma vez que a maior produtora de rubis do país enfrentou falhas em seu equipamento produtivo, levando a uma diminuição significativa na produção.

Impactos Resumidos:

  • Produção no 1º Trimestre de 2024: 252.665 quilates, uma queda de 55% em relação aos 567.463 quilates produzidos no mesmo período de 2023.
  • Receitas do 1º Trimestre de 2024: 5,2 milhões de dólares, comparados com 25,6 milhões de dólares no 1º trimestre de 2023.
SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.