Reino Unido realça sector energético na cooperação com Moçambique, e busca parceria duradoura e mutuamente benéfica

0
773

“O potencial energético e as vastas reservas de recursos naturais que Moçambique detém, poderão transformar o país num dos maiores produtores e exportadores de energia do mundo. O Reino Unido tem experiência e conhecimento nestas matérias, e trabalhando conjuntamente com o Governo de Moçambique, poderá criar mais oportunidades de investimento do sector enérgico”, disse Helen Lewis.

Alta Comissaria do Reino Unido em Moçmbique, Helen Lewis

Alta Comissária do Reino Unido em Moçambique, na abertura do Fórum de Negócios Moçambique – Reino Unido 2023.

Entretanto, as atenções do britânicas, não ficam por ai, o sector agrícola também entra nas preferências. A diplomata mencionou os sectores da mineração, infraestruturas sustentáveis, e na educação.

“Não obstante, existem ainda desafios no ambiente de negócios como acesso à energia, segurança e estabilidade e choques climáticos”. Disse Helen Lewis, que saudou a iniciativa do Governo de Moçambique para criar condições para melhoria do ambiente de negócios, e através do Pacote de Medidas de Aceleração Económica.

A diplomata referiu-se às medidas como incentivadoras de investimento privado, e deu exemplo das empresas britânicas como Globeleq, Solar Century, Gridworks, Arc Power, MicroGen Renewables e Winch Energy  que estão a desenvolver projectos focados em geração de energia a gás, solar e eólica avaliados em mais de £700 milhões de libras esterlinas no total (55,6 mil milhões de meticais), em conformidade com as políticas de conteúdo local, permitindo a entrega de serviço local e transferência de tecnologia.

Helen Lewis deu exemplo da Cimeira de Investimento Africa-Reino Unido realizado em Janeiro de 2020 em Londres, cuja  Mesa Redonda sobre Moçambique, com membros da indústria da energia e potenciais investidores britânicos no sector de agricultura,  sobre como usar as oportunidades do sector de energia para catalisar o sector de agricultura, resultaram em mais de 45 milhões de libras de investimento directo privado britânico em projetos de açúcar, banana e macadâmia e mais de 300 milhões de libras esterlinas no sector de energia.

“Problemas complexos requerem também respostas complexas”, pelo que a maximização do potencial desses sectores exigirá o envolvimento de todos – o Governo, empresas multinacionais, operadores, pequenas e médias empresas e sociedade civil por meio de uma abordagem combinada e holística. Neste contexto, disse a diplomata, o Governo do Reino Unido está em estreita colaboração com o Governo de Moçambique para promover iniciativas e estratégias que visam estimular e desenvolver iniciativas de conteúdo local através da promoção de parcerias e joint ventures entre micro, pequenas e médias empresas de Moçambique e do Reino Unido.

Isto implica a implementação de uma parceria duradoura e de benefícios mútuos entre o Reino Unido e a Moçambique que vai além da tradicional assistência ao desenvolvimento, e oferece alternativas estratégicas em termos de provisão de investimentos privados que irão impactar substantivamente os jovens através da provisão de empregos e receitas públicas para os Governos locais implementarem as suas ambições e prioridades.

 A Alta Comissaria do Reino Unido em Moçmbique, Helen Lewis, anunciou que a Segunda Edição da Cimeira de Investimento Reino Unido – África está marcada para 23-24 de Abril de 2024.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.