São optimistas as perspectivas do sector privado

0
1153

A confiança empresarial alcançou o seu ponto máximo desde Maio de 2020, face as expectativas de um aumento dos números de clientes e uma melhoria das condições económicas, revelam dados do mais recente inquérito PMI do Standard Bank.

Apesar de diversas empresas continuarem a registar níveis mais baixos de novos negócios devido ao impacto do coronavírus, outras experimentaram um aumento na procura graças as expectativas optimistas com o fortalecimento da confiança no mercado. “As expectativas de aumento levaram algumas empresas a repor os seus stocks, pondo fim aos dez meses sucessivos de inventários esgotados”, lê-se no comunicado.

O Purchasing Managers’ Index™ (PMI™), principal valor calculado pelo inquérito, situou-se em 49,1 em Fevereiro, ficando acima dos 47,5 de Janeiro, mas abaixo do limiar de neutro de 50, revelando uma deterioração mais ligeira na saúde da economia do sector privado.

O Standard Bank aponta igualmente para uma queda menos acentuada nos volumes de novas encomendas, atingido o seu ponto mais fraco nos actuais 11 meses sucessivos de descida. Paralelamente, os números do emprego diminuíram pela primeira vez desde Outubro do ano passado, no entanto, as perdas de emprego foram apenas ligeiras, estando relacionadas, na sua maioria, com esforços de redução de custos face ao excesso de capacidade.

No cômputo geral, “as empresas continuaram a enfrentar uma série de desafios no primeiro trimestre de 2021, incluindo uma menor procura por parte dos clientes, o enfraquecimento da moeda e o encerramento de fronteiras”, refere.

[popup_anything id=”4505″]

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.