O Vice-Presidente da Total Energies e Director do Projecto Mozambique LNG, disse durante a 7ª Edição da Conferência de Gás e Energia que decorreu entre 14 e 15 corrente em Maputo, que a Total Energies está determinada a implementar, a volta do projecto, actividades de desenvolvimento sócio-económico que criem valor partilhado para as comunidades anfitriãs na Província de Cabo Delgado e, em termos mais gerais, para Moçambique.

A Total Energies reitera que está estritamente alinhada com os esforços do Governo, no sentido de se “criar condições favoráveis à constituição de empresas e formação de quadros nacionais com um conjunto de competências necessárias para servir não só o Projecto Mozambique LNG, mas também toda a indústria do país, para posicionar Moçambique como um dos principais intervenientes internacionais do sector e um destino de investimento” 

“Todos os nossos projectos de desenvolvimento sócio-económico e iniciativas de formação voltadas para as comunidades locais estão agregadas numa plataforma comum, o programa Pamoja Tunaweza, um mecanismo participativo liderado pelas comunidades, com o objectivo de promover o empoderamento e o sentimento de pertença. Estes incluem  investimentos em saúde, educação, biodiversidade e geração de renda”, disse Stéphane Le Galles.

A expecativa da Total é que estas actividades venham a “construir um ambiente económico sustentável que proporcionará uma mitigação significativa das questões de segurança e será economicamente transformadora para o País”.

Para a TotaEnergies, produto da sua experiência em muitos países, o sucesso do projecto Mozambique LNG, “depende da inclusão e participação da população local, com investimento na formação, na criação de emprego e na melhoria geral da qualidade de vida, em consonância com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”. 

É por isso que, diz a empresa, apesar do Projecto Mozambique LNG estar actualmente em Força Maior, os esforços concentram-se no investimento de fundos significativos para o desenvolvimento social e económico, em coordenação com o Governo de Moçambique.

“Estamos a trabalhar em parceria com as organizações que possuem experiência nesta área, assim como com algumas entidades governamentais, ONGs, Fundações, parceiros de negócios e associações, com vista a proporcionar um impacto rápido e mensurável na população local”. Disse Stéphane Le Galles.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.